Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Voluntários da Consolata: Missão Família
Quinta, 20 Setembro 2018 17:34

IMG 20180905 WA0002Relato de experiência de Voluntariado em Família

Somos uma família de Ovar, que nos últimos anos colocou a possibilidade de fazer parte de um projeto de voluntariado. Como católicos, e sendo a opção preferencial pelos mais pobres um dos valores que tentamos viver, ir em missão com os nossos 4 filhos pareceu-nos um bom desafio. Os Missionários da Consolata acolheram este nosso projeto e ajudaram-nos a concretiza-lo no Centro de Promoção Humana de Guiúa e anexa Paróquia de Santa Isabel de Guiúa, na diocese de Inhambane – Moçambique. 
Entusiasmados, partimos. Levávamos connosco a vontade de estar ao serviço no que fosse necessário, de conhecer uma realidade muito diferente da nossa e de viver uma experiência de “missão”. Partimos confiantes que iria ser uma experiência única. Não nos enganamos!IMG 20180812 WA0003
Inhambane é conhecida como terra de boa gente e foi isso que encontramos: um acolhimento caloroso por parte das pessoas das diversas comunidades onde estivemos. Uma palavra especial para o padre Gabriel Casadei, que nos fez sentir em casa desde o momento em que chegamos e nos mostrou o que era de facto estar em missão. Um exemplo que nos marcou a todos, especialmente aos mais novos da família.

IMG 20180905 WA0000Estar ao serviço é colocar à disposição dos outros as capacidade e dons que Deus nos deu. Com esta premissa, e depois do primeiro contacto com a comunidade, delinearam-se as tarefas. Com algum material que levamos organizaram-se atividades nas escolinhas do pré-escolar,  entre elas as atividades desportivas e didáticas para ocupação do tempo de férias das crianças, aulas de informática para adultos e a ajuda aos estudantes na biblioteca com os trabalhos de casa. Colaboramos também na manutenção das infraestruturas da Missão, fazendo um pouco de tudo (arrumar, organizar, consertar, …). Descobrimos que, com a atitude correta, podemos fazer muito mais do que inicialmente achamos.IMG 20180905 WA0001

Encontramos uma igreja viva, com uma aposta clara nos leigos como elementos dinamizadores das suas comunidades. Mas também uma vivência e disponibilidade extraordinária por parte destes a desempenhar esse papel. A troca de experiências com as famílias de catequistas que se encontravam em formação no Centro, permitiu testemunhar isso mesmo. Acompanhar e integrar as atividades de catequese, visita aos doentes, Eucaristia permitiu vivenciar comunidades de crentes conscientes da sua fé em Jesus Cristo.  

IMG 20180905 WA0003Foram dias cheios… cheios de trabalho, aprendizagens, de experiências, de convívio … cheios de Deus, pois sentimos a alegria de estar ao serviço, de nos sentirmos implicados na construção do Reino de Deus… foi uma oportunidade de lançar uma “semente” na vida dos nossos filhos, que esperamos que dê muitos e bons frutos… E estamos convictos que sim, pois já estão a pensar na próxima “missão”! Enquanto esse dia não chega, vamos continuar a abraçar o grande desafio de sermos missionários na nossa terra!

Actualizado em Quinta, 20 Setembro 2018 18:14