Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Visita do Administrador Apostólico a Tete
Segunda, 04 Setembro 2017 16:17

IMG 20170829 WA0001No primeiro dia da sua estadia em Fingoé o Administrador Aposólico, acompanhado pelo superior dos IMG 20170901 WA0000Missionários da Consolata e pela comunidade de Fingoé visitaou as pessoas e as instalações da paróquia. Detaque-se o lar masculino Consolata em construção.

Os trabalhos estão em bom ponto: a escolinha paroquial e a casa das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, recém-chegadas a Fingoè.

O resto do dia foi dedicado ao encontro comunitário com os missionários onde foi apresentado o trabalho pastoral realizado e os futuros projectos. Padre Sandro Faedi, começou por apresentar uma avaliação dos seus primeiros três meses de governo pastoral da Diocese de Tete e inteirou-se da situação pastoral das paróquias confiadas aos Missionários da Consolata na Marávia e Zumbo: visitas e criação de novas comunidades e zonas pastorais, cursos de formação, catequistado de Uncanha, construções, etc.IMG 20170901 WA0002
No final do dia celebrou a Eucaristia na igreja paroquial de Fingoè, acolhido pela comunidade cristã. Conhece e dá-se a conhecer, encoraja e agradece.

IMG 20170830 WA0000O dia seguinte é dedicado à visita à Paróquia-Missão de Nyamawende, em Uncanha. Parte-se cedo e chega-se por volta das 9h30. Pelo caminho vão-se indicando os novos núcleos fundados, com o respectivo lugar de culto, em algumas aldeias à beira da estrada.

Um pouco antes da entrada para a paróquia de Nyamawende, um grupo de cristãos está à espera para acolher em festa o administrador apostólico e os restantes missionários. Forma-se uma procissão, e ao som de cânticos, avança-se lentamente para a igreja paroquial. Depois das saudações e confissões, inicia-se a Santa Missa. Presidida pelo Padre Sandro Faedi. A nova e ampla igreja paroquial está cheia de fiéis. A Missa prolonga-se além das 13h00. Canta-se e dança-se muio e sem pressa. Liturgia bem animada. O administrador apostólico apresenta-se e dirige palavras de agradecimento e encorajamento pelo IMG 20170831 WA0003trabalho realizado e em tão pouco tempo. O que há pouco de mais de 2 anos era mato, agora é um lugar amplo, limpo e com as estruturas pastorais fundamentais: igreja, pequena residência, um armazém e um poço ao serviço da população.

IMG 20170830 WA0002
No último dia da visita, logo de manhã, Padre Sandro Faedi parte para Tete. A visita foi breve, mas intensa.

Actualizado em Terça, 05 Setembro 2017 20:17