Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Um Ano de Missão
Quarta, 30 Novembro 2016 15:18

JoanaPO meu nome é Joana Peixoto, tenho 22 anos e cheguei a Moçambique em Janeiro deste ano.

Sou formada em Educação básica e educação pré-escolar e foram essas as áreas em que trabalhei, principalmente, na missão do Sagrada Coração de Jesus, Em Nova Mambone, distrito de Govuro, província de Inhambane.

Basicamente, o meu dia a dia foi passado nas duas componentes educativas existentes na missão: a Escolinha e a Biblioteca.

Na escolinha trabalhei essencialmente no acompanhamento das monitoras de forma a que pudessem melhorar as suas praticas. O balanço nesta fase final é para mim muito positivo pois elas foram capazes de se apropriar do que fomos fazendo juntas e agora já o fazem sozinhas, planificam boas actividades para os seus grupos de crianças e gerem o seu dia a dia com facilidade e dinâmica.

Joana P5Na biblioteca trabalhei, inicialmente, na organização do material e acompanhamento de estudantes. Aos poucos, jovens e crianças se foram aproximando para aprender a ler e escrever, foram trazendo colegas que também precisavam, amigos, e aos poucos, tornámo-nos num grande grupo. Agora já quase não cabemos na biblioteca. Fico bastante feliz em ver que muitos já aprenderam a ler e continuam a vir, porque gostam de estar juntos e agora, de acompanhar também os colegas que estão mais atrasados. Muitos, também, não se conheciam e agora já partilham futeboladas e idas ao rio.

Tentei, ainda, dedicar o meu tempo a viver todas as actividades da comunidade, participando e auxiliando naquilo que fosse necessário – com o grupo de jovens, com as crianças…JoanaP2

É verdade que sai de Portugal sozinha e que todos acharam um pouco estranho a forma como o encarei de uma forma simples, mas rapidamente isso se tornou numa forma ainda mais “bonita” de viver a minha missão. Fez com que vivesse mais próxima das pessoas e lhe dedicasse o meu tempo por inteiro. Fez com que a comunidade fosse a minha família o que tenho a certeza, tornou esta experiência muito mais especial. Podia ter só conhecido pessoas, mas sei que por este tempo, que parecia tanto e passou tão rápido, estivemos realmente juntos e que isso, pelo menos para mim, será para a vida.

Joana P3E sei que ficarei longe. Faz parte da missão o partir e o regressar. Agora, é também tempo de regresso ainda que não consiga imaginar como será voltar a casa depois de viver algo que nos transforma o coração.

Joana Peixoto

Actualizado em Quinta, 01 Dezembro 2016 06:54