Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Luis Felipe Missionário em Cuamba
Sexta, 03 Abril 2015 11:03
Filipe cuamba 2Eu sou Luis Felipe, colombiano, leigo missionário da Consolata da Região Colômbia-Ecuador e sociólogo.
A minha primeira motivação começou aos 7 anos quando, pela primeira vez, a minha familia e eu saímos em missão dentro da Colômbia, numa região afastada e marginalizada da nossa sociedade. Foi um convite feito por um grande amigo sacerdote que quería que nós o acompanhassemos, para ver outra cara da realidade mundial, para que assim pudessemos descobrir no rosto dos demais, o rosto de Jesus de Nazaré. Depois dessa experiência passei minha vida trabalhando com jovens e nos tempos de férias, ia às missões dialogar com as pessoas. Quando chegou o momento de decidir minha vida, o meu pai aconselhou-me que procurasse primeiro encontrar a minha vocação, e só depois a minha profissão. Nesse discernimento, cheguei à conclusão que estou no mundo para servir os outros, que minha vida não tem sentido se o caminho fôr afastado de Jesus. 
Depois de ter esta resposta, decidi que o para além de dar aquilo que eu sou, o serviço passaria também pelo complemento com algum estudo. Por isso estudei sociologia, porque vi que estava de acordo com a minha vocação, que é: Servir.
Passaram os anos e terminados os meus estudos decidi trabalhar. Depois de um tempo comecei a sentir que havia um vazío em meu interior e descobri que era o desejo de dar tudo aquilo que tinha recebido, o dinheiro não respondia a minha felicidade. Por isso rezei muitíssimo e enchi-me de coragem para aceitar a proposta de Jesus, deixa tudo e segue-me.Filipe cuamba 4
 
A sociologia deu-me um conhecimento amplo da realidade mundial, e isso ajudou-me a decidir que tinha que ajudar a mudar o mundo. O conhecimento e vivença de Jesus permitiu-me encher de coragem para caminhar e mostrar que Outro Mundo é Possível e que Ele é a resposta.
 
O sentido de ficar é porque acredito e tenho muita esperança neste outro mundo possível. Só se cada um de nós olhar o seu coração e souber que a mudança começa aí. 
 
Nesta caminhada tivo momentos bons e maus, altos e baixos, que fazem parte da vida. O desejo de mudar o mundo junta-se ao desejo de correr, o que nos leva a ter choques muito fortes no nosso dia a dia, mas a segurança, o apoio e a sabedoría de Jesus, que está em cada uma das pessoas que estão a meu lado, ajuda-me a caminhar com passos mais seguros.
 
Decidir ficar por mais de um ano não é uma decição fácil, sobretudo deixando em meu país a minha namorada. Esperamoso juntar-nos dentro de três anos, para formar um Lar missionário e vir os dois juntos de novo. Isto requer a consciencia e a fé de acreditar verdadeiramente no projecto de Jesus. É preciso ter uma espiritualidade muito forte para caminhar e humildade para aceitar o que Ele quer de nós.
 
Ainda não penso muito no meu regresso. Primeiro, quero desfrutar e viver o que tenho agora, embora, sinta que, quando regressar, começarei uma vida que nõ pode estar afastada da missão, sempre servindo aos demais, sempre trabalhando por Outro Mundo Possível.