MAMBONE

Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Fundação                                                                                   


Em 1956, com a saída do Pe. Vespertini chega a Mambone o Pe. Amadeu. A primeira obra com que se preocupou foi com a edificação de uma escola para os jovens da vila, mas a obra da sua vida foi a salina Batane. Com ela, deu emprego a um certo número de pessoas, forneceu sal, não só aos locais, como também aos do interior, como também passou a ter meios económicos para desenvolver outras partes da missão. Com os primeiros lucros da salina, construiu-se uma serração, uma oficina e uma carpintaria que eram necessários para desenvolver o próprio trabalho da salina. Quem ajudou muito na construção da salina foi o Ir. Pedro que na altura trabalhava com o Pe. Amadeu.
Quanto à pastoral, no ano em que chegaram os católicos, eram uma minoria, todavia o diálogo inter-religioso acontecia sem grandes problemas e portanto havia boas relações.
Também foi preocupação do Pe. Amadeu ajudar o povo a superar a crise das constantes secas que se davam na zona. Pensou assim fazer um regadio onde pudesse cultivar arroz. Todo o povo que vivia em volta da missão foi convidado a vir trabalhar no arrozal. Foram distribuídos talhões por todas as famílias e assim poderiam autosustentar-se. Para além do seu talhão, cada família tinha de trabalhar duas horas por semana num talhão colectivo para a missão poder superar as despesas dos combustíveis dos camiões.
Com a independência e com as nacionalizações, todo o trabalho da missão teve de parar: carpintaria, oficina, serração, cultivo de arroz. Só a salina permaneceu no seu trabalho, pois não estava em nome da missão, mas como propriedade particular dos Missionários da Consolata.

Programa pastoral-actividades                                     


- visita às comunidades (24 comunidades);
- catequeses;
- Animação missionária vocacional;
- Grupo de Infância-Missionária;
- Grupo de Mamãs da Caridade (objectivo: angariação de fundos e distribuição de bens pelos mais carenciados);
- Grupo de jovens e de acólitos;
- trabalhos na salina, serração, oficina e carpintaria;
- apoio aos doentes e necessitados.

 

Equipa Missionária

A equipa missionária de Nova Mambone é composta pelo Pe. Artur Marques – superior da comunidade – e pelo Pe. Adelino da Conceição – pároco e administrador.