Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Tete: Sagração Episcopal de Dom Diamantino Antunes


P1020107Neste Domingo, dia 12 de Maio, celebrou-se em Tete a sagração episcopal de Dom Diamantino Antunes, Missionário da Consolata.

A cerimónia teve início às 9 horas da manhã e decorreu num amplo terreiro à frente da catedral de Santiago. Acorreu uma multidão de fiéis de todas as próquias da diocese e representantes de todas as outras dicoceses de Moçambique, incluindo numerosos fiéis das comunidades do Niassa e Inhambane onde Dom Diamantino exerceu o seu ministério sacertotal. As autoridades fizeram-se representar, marcando presença a ministra do trabalho, Victória Diogo, em representação do governo e o governador de Tete, Paulo Auadi, bem como outras individualidades.

A cerimónia foi concelebrada por todos os sacerdotes de Tete e de outras dioceses num número que ascendia a mais de 100 presbíteros, estiveram também presentes numerosas irmãs de variadas congregações. Foi sagrante o arcebispo D. Inácio Saúre que foi companhado pela quase totalidade do episcopado Moçambicano, num verdadeiro testemunho de unidade e comunhão da Igreja de Moçambique, facto esse que foi enaltecido mais tarde pelo presidente da conferência episcopal  moçambicana, A liturgia foi muito participada e o ambiente extraordinário para o que contribuiu a prestação do coro, acompanhado por toda a assembleia. As danças litúrgicas foram também muito bem executadas em clima de profunda fé, comunhão e alegria, como fazendo juz ao lema episcolal "Gaudium et Spes - Alegria e Esperança" P1020046

Na homilía o Arcebispo ordenante, D. Inácio Saure; fazendo menção à missão de Cristo Bom Pastor sublinhou o sonho missionário de chegar a todos e a beleza de ser pastor, referindo a importância e a sabedoria de saber caminhar à frente do povo mas também atrás para o saber esperar e acompanhar quando se atrasa. Salientou a importância de aceitar também as ideias das ovelhas que se correm mais depressa e a todos apelou à capacidade de ajustarem os ritmos de modo a seguirem juntos o caminho do bem. Por fim aconselhou o novo bispo a administrar o espírito de santidade e a comunicar o espírito de verdade com a consciência de que o episcopado é antes de tudo um serviço.

P1020112O momento da sagração foi vivido com profunda solenidade por todos, perante uma assembleia em silêncio onde só a suavidade dos cânticos se fez sentir.

Antes da benção final foram lidas mensagens da diocese de Tete, do seu Administrador Apostólico, do Superior Geral do Instituto dos Missionário da Consolata e do governador da província de Tete, finalmente, o bispo Dom Lúcio falou em nome da Conferência Episcopal moçambicana e o Núncio apostólico leu a bula do Papa Francisco que nomeia Dom Diamantino como novo bispo de Tete.P1020157

No final da missa Dom Diamantino acolheu a numerosa multidão que acorreu para o saudar, a todos dedicando uma palavra de saudação e agradecimento.

O novo bispo de Tete, Diamantino Antunes, é um missionário da Consolata português, originário de Albergaria dos Doze, freguesia do município de Pombal, que tem trabalhado em Moçambique toda a sua vida. É o quinto bispo de Tete diocese que foi criada em 1962. cuja extensão territorial considerável ascende aos 102 mil kilómetros quadrados . A diocese conta apenas apenas com 12 padres diocesanos, 39 sacerdotes religiosos e 65 irmãs religiosas.

P1020096É com entusiasmo, alegria e eserança que Dom Diamantino se prepara para o exercício do seu ministério episcopal

Salinte-se que o presidente da república português, Marcelo Rebelo de Sousa fez chegar uma mensagem de felicitações ao novo bispo e ao povo Moçambicano que foi lida, durante o almoço que se sucedeu á cerimónia religiosa, pelo superior regional dos missionários da Consolata de Portugal, P. Eugénio Butti.

Apesar de longo o dia ainda contava com mais uma manifestação de júbilo por parte das paróquias e movimentos da diocese que prepararam momentos recreativos de alegria criatividade  e comunhão muito aplaudidos por toda a assistência entre a qual se encontrava o novo Bispo, Dom diamantino, os outros bispos presentes e o governador de Tete.


IMG 20190512 134423