Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Massangulo: Peregrinação dos jovens ao Monte da Cruz

IMG 20190423 WA0007Jovens sobem ao monte em Massangulo

O passado dia 13 de Abril estava coberto de uma densa camada acinzentada com um intenso orvalho várias vezes perfurado pela chuva e chuvisco. No programa tínhamos a substituição da velha cruz já gasta pelo tempo. O grupo dividiu-se em dois sendo acompanhado pelo Pe. João Nascimento  que tomou a dianteira, para debravar caminho, seguindo-se depois o P. Diamantino Antunes, com o resto dos jovens. Antes porém, no pátio da Missão, levantámos a cruz e formando um círculo à sua frente rezámos e implorámos a bênção divina para que tudo pudesse correr bem. 

Num serpenteado ascendente o grupo foi avançando, parando de vez em quando para recuperar a respiração e permitir o rendimento dos que carregavam a cruz. Devido ao entrelaçado de liambas e à estreiteza de certas partes IMG 20190423 WA0010do sendeiro pelos penedos que o ladeavam, o esforço dos jovens chegava a ser notável. O último obstáculo, o mais desafiante, foi mesmo já na parte final na subida para a grande superfície de pedra onde deveria ser colocada a cruz. O segundo grupo porem tardava em chegar, por se ter perdido mas com a ajuda de telemóveis os primeiros  ajudaram os últimos e todos se puderam encontrar.

Iniciou-se então a eucaristia presidida pelo pe Diamantino. Na sua homilia referiu o simbolismo da montanha na linguagem bíblica como proximidade com Deus e enalteceu o entusiasmo e coragem dos jovens que, apesar do nevoeiro e da chuva e mesmo tendo-se transviado, não desistiram nem desanimaram mas se mantiveram firmes e fiéis até ao cimo.  Depois da eucaristia, um grupo considerável de jovens, liderados pelo animador Fernando, prepararou o betão que serviria para fixar a base da nova cruz e embuti-la, preservando-a assim da corrosão da ferrugem. Quando o trabalho estava quase concluído, chegou ainda outro grupo, liderado pelo Sr Estevão mais o grupo Bwana vindos para nos apoiarem.

 

Domingo, dia 14, iniciou-se a semana Santa com a procissão de ramos. Veja a o testeumho destes dias aqui ao lado.