Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Maúa: Conclusão dos trabalhos do Centro de Promoção Integral


RESIDENCIA DA MISSÃO REABILITADA

Catequistado Diocesano de Lichinga - Centro de Promoção Integral - situado na Missão de Maúa, está pronto para iniciar actividades formativas.

Após 2 anos de discernimento (2015-2016) e dois anos de trabalho de construção e reabilitação (2107-2018) o novo centro formativo de catequistas de Moçambique abre portas.
O trabalho de reconstrução e construlção foi efectuado pelo leigo da Consolata, Tito Abrão e a sua equipa de pedreiros e serralheiros. Foi um trabalho paciente realizado com competência e paixão, admirado por todos os que visitam a Missão do Sagrado Coração de Jesus, no sopé do monte Mukopo.
O Centro de Promoção Humana Integral de Maúa (CPHI) foi criado oficialmente em 14 de Julho de 2016 por provisão do Bispo de Lichinga, Dom Atanásio Canira. É uma instituição da diocese de Lichinga, sob a responsabilidade da Equipa Missionária da Paróquia de São Lucas de Maúa, Missionários da Consolata e Missionárias da Consolata. O seu fim é a formação e promoção integral da pessoa humana. Neste espaço realizar-se-ão diferentes actividades formativas: cursos, encontros, assembleias, retiros, etc.
O objectivo do Centro d é a formação integral da pessoa através da formação espiritual, religiosa, humana e cultural. Assim, os catequistas, animadores e restantes agentes de pastoral poderão ser cidadãos e cristãos formados, capazes de orientar a comunidade cristã local e ser agentes de formação a nível local.

Objectivos do Centro:HOSPITAL REABILITADO
□ Formação de agentes pastorais leigos das diferentes comissões pastorais.
□ Formação de famílias de catequistas das diferentes paróquias da diocese.
□ Pesquisa e animação cultural e pastoral da Diocese.

Esruturas do Centro de Promoção Humana Integral de Maúa:
□ Complexo habitacional com 2 camaratas destinadas aos cursistas.
□ Bloco formativo com salas de aulas, dormitórios, cozinha, refeitório, biblioteca, secretaria.
□ Centro de Promoção da Mulher: dormitório, sala de aulas, refeitório, e sala de costura e culináriaIMG 20180727 161050
□ Igreja paroquial
□ Residência missionária
□ Escola Primária Completa
□ Dispensário
□ Campos de cultivo
Numa primeira fase o Centro Catequético realizará cursos de formação de curta duração para as diferentes pastorais. O Conselho Regional delegou a responsabilidade do Centro Catequético à Diocese de Lichinga e à comunidade IMC de Maúa e a colaboração do grupo IMC do Niassa e das Missionárias da Consolata.          


SALÃO DAS MÃES REABILIT