Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Tete: Consagração da Igreja Paroquial de São Paulo

Comunidade paroquial de São Paulo Apóstolo de Tete reuniu-se em grande número para a celebração da Santa Missa no dia do seu Padroeiro.Tete São PAulo
​Um mês passado sobre a celebrção da Primeira Missa na Igreja de São Paulo, recentemente reabilitada e entregue ao cuidado pastoral dos Missionários da Consolata foi agora a hora da dedicação da Igreja e consagração do seu Altar.
O Administrador Apostólico, Padre Sandro Faedi, acompanhado pelo Padre Franco Gioda, Administrador Paroquial e pelo Diácono Joel Finiasse presidiu à Solene Liturgia. À porta da Igreja, recebeu das mãos do empreiteiro, Tomás Valente, as chaves da Igreja que entregou depois ao Padre Franco, Imediatamente, este abriu a Igreja e convidou o povo a entrar: “Entrai pelas portas do Senhor, dando graças, penetrai em seus átrios com hinos de louvor”.

Começou logo a Santa Missa seguindo o ritual de consagração da igreja. Além da aspersão do povo e das paredes da Igreja com água benta, realizou-se a solene Oração de Dedicação da Igreja a Deus em honra de São Paulo Apóstolo e a Consagração do Altar.
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyussi, fez-se presente com uma Carta de Felicitações que foi lida antes da Bênção final e acolhida com gratidão.

Tete São PAulo2O Administrador Apostólico apresentou ao povo algumas Relíquias: de São José de Calazanano, Pascoal Baylon e Tete São PAulo3outros Santos Passionistas. As Relíquias foram postas com cimento na base do altar. Seguidamente o mesmo Administrador ungiu com o Santo Óleo do Crisma toda a Mesa do Altar e as 4 colunas do nave central. Foi então posto em cima do altar um braseiro que fez subir o fumo e o cheiro do incenso até Deus. Foram incensados o altar, o Crucifixo, a Nossa Senhora e o quadro de São Paulo; e logo todo o povo santo de Deus. A Missa foi acompanhada pelos cantos e o fervor dos fiéis.

Tudo foi encerrado com um almoço de fraternização bem participado.