Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Massangulo: Peregrinação Anual ao Santuário Nossa Senhora da Consolata

Massangulo2De 25 a 26 de Agosto de 2018, peregrinos vindos de quase todas as paróquias da vasta Diocese de Lichinga acorreram à peregrinação anual da diocese.

No Sábado à tarde do dia 25 os peregrinos acompanharam em procissão a imagem de Nossa Senhora da Consolata. Em duas longas e bem organizadas filas, seguindo o percurso habitual, cantaram e rezaram o terço, orientado pelo grupo de Legião de Maria. Às 18:30h teve início a celebração Eucarística presidida pelo Bispo de Lichinga, Dom Atanásio Amisse Canira, concelebrada pelos sacerdotes que presentes, e animada pelas Paróquias de Mitande e Mandimba.

Durante a sua homilia, o Bispo lembrou aos peregrinos a importância da peregrinação ao Santuário Mariano da diocese, como momento para renovar a vida espiritual e receber graças da Mãe Consolata. Após a celebração da Eucaristia, seguiu-se o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento que foi feita por grupos divididos em Paróquias até as 6:00h da manhã do Domingo dia 26 de Agosto.
A celebração Eucarística de Acção de Graças conclusiva da peregrinação teve início às 9:00h da manhã a qual foi novamente presidida pelo Bispo Dom Atanásio Amisse Canira. O coro de Santa Cecília da Sé Catedral de Lichinga foi responsável pela animação da liturgia.


Massangulo3No final da celebração houve a despedida ddo grupo de jovens voluntários da Consolata,  portugueses, que Massanguloestiveram na missão de Massangulo durante 1 mês, acompanhados pelo Padre Thomas Leo Mushi, missionário da Consolata.

Durante a sua estadia em Massangulo puderam partilhar o quotidiano da missão, encontrar as pessoas, visitar as comunidades cristãs e realizar alguns trabalhos materiais, nomeadamente a pintura e decoração do Jardim Infantil Padre Luís Wegher. Expressaram o seu agradecimento pelo acolhimento recebido. Levam consigo muitas e boas lembranças do povo maravilhoso de Massangulo. No final da Missa ofereceram ao Bispo de Lichinga. três leccionários do Ano A; B; C.
Após a bênção solene conclusiva, os peregrinos renovados espiritualmente regressaram às suas paróquias, contentes por mais esta peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Consolata de Massangulo.