Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Moçambique: IXª Conferência Regional dos Missionários da Consolata

DSC06875O FUTURO COMO DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS
Os Missionários da Consolata (IMC) da Região Moçambique, que compreende também Angola, reuniram-se entre os dias 4 e 12 de julho de 2018 no Centro de Espiritualidade de Laulane, em Maputo, na sua  IX Conferência Regional .

A Conferência Regional ocorre a cada seis anos e nela avaliam-se os últimos seis anos de atividades e planeia-se o serviço missionário para os próximos seis.

Este ano, o tema foi “o nosso futuro como discípulos missionários” e o lema “Missionários da Consolata em Moçambique e Angola: Conservar a Memória, ser Profecia” . Três objectivos estiveram presentes: Revitalizar a Região IMC nas suas comunidades e pessoas; Reestruturar e Requalificar as nossas presenças e nossa missão; e definir a unidade da Região à volta de um projecto missionário que dê estabilidade e continuidade para o futuro.
Os trabalhos da Conferência iniciaram-se com um dia de retiro, orientado pelo Pe. Filipe Couto, IMC e focado na máxima Allamaniana de “primeiro santos e depois missionários”, enfatizando a missão ad gentes concreta: o diálogo com os não cristãos.
As atividades da assembleia foram realizadas em trabalhos de grupo e discussões em plenário. Foi tratado o tema da Revitalização:
- A identidade de discípulos missionários, buscando redescobrir a identidade e o sentido de pertença que nos impele para a santidade na nossa missão.
- A formação à Missão, com o objectivo de estarmos preparados para responder aos desafios pastorais do tempo presente.
- A vida fraterna em comunidade como testemunho qualificado do Evangelho.
- O nosso serviço missionário que nos conduz para novos horizontes mantendo vivo o nosso carisma ad gentes.
- A economia para a missão feita de laboriosidade e transparência.

E foi igualmente aprofundado o tema da Reestruturação refletindo-se sobre a contextualização da missão com linhas operativas no que refere à restruturação e qualificação da presença dos missionários para continuar a fazer escolhas em linha com a genuína missão “ad gentes” e prestar serviços qualificados à Igreja local (Animação Missionária, Formação), superando a tentação de repetir o passado.
A conferência foi marcada por momentos de espiritualidade, com a celebração da Santa Missa e momentos de partilha das várias experiências missionárias a nível pessoal. Houve ainda tempo para dedicar à memória dos Missionários que já partiram para junto de Deus com a visita ao Cemitério e oração junto aos seus túmulos.
A IX Conferência Regional concuiu-se com a reafirmação da confiança em Deus, conscientes de que só a partir duma fé sólida que alimenta uma esperança viva e se manifesta no amor concreto, poderá ter relevância na fidelidade à missão.

DSC06872DSC06873DSC06876