Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Angola: Visita pastoral á Paróquia de Nossa Senhora da Consolata de Funda, Diocese de Caxito

Angola 2Crisma e despedida do Bispo de Caxito

O dia 12 de maio amanheceu cinzento e estranhamente chuvoso em Funda. Os missionários da Consolata, Padres Sylvester, Heradius e Luiz António e os fiéis ficaram apreensivos.  O dia era de festa e a chuva impedia que a missa fosse celebrada ao ar livre. 
Os fiéis reservaram os seus lugares desde as 6 da manhã, para a grande celebração eucarística na qual seriam crismados 168 jovens e adultos. A chuva veio só de modo tímido para refrescar o dia e as nuvens densas formadas acabaram por propiciar uma sombra agradável evitando uma celebração ao sol.

A festa começou às 10h15. O ambiente foi decorado primorosamente pelas irmãs missionárias. Pais, padrinhos e crismandos trajaram arigor. Na cerimónia os cânticos invocavam o Espírito Santo sobre os presentes e o clima de oração era emocionante.

O senhor bispo, Dom António Jaca, na sua homilia, por várias vezes desafiou os Crismandos a darem testemunho da fé recebida ao mundo e não poupou-lhes com o convite a construírem uma comunidade paroquial sólida. Este grupo de Crismados, por ser o primeiro,  tem uma responsabilidade maior no crescimento da Paróquia.

D. António felicitou os três Missionários da Consolata, apesar de ainda jovens, por abraçarem tão radicalmente a missão confiada aos Missionários da Consolata nesta Paróquia e encorajou-nos a seguir com este mesmo entusiasmo e amor pela missão.

Angola 4Este dia era especial não somente pelo sacramento da Confirmação, diga-se de passagem que foi o primeiro naAngola3 história da jovem Paróquia de Nossa Senhora da Consolata de Funda, mas também por ser a última visita do Bispo de Caxito, Dom António Jaca, como bispo da Diocese, uma vez que ele foi transferido para uma outra diocese, a diocese de Benguela.