Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Diocese do Gurué faz Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Muliquela-Ile

Gurué Peregrinação7ª Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Muliquela vivida no contexto do Jubileu dos 25 anos da criação da Diocese de Gurúè..

As cerimónias foram presididas por Dom Francisco Lerma, Missionário da Consolata, Bispo de Gurúè, acompanhado por vários sacerdotes do clero diocesano e religiosos. Participaram mais de três mil e quinhentos peregrinos procedentes de 12 Paróquias da Regiões Pastorais Norte e Centro da Diocese.
A partir das 13h00 de Sábado 12 de Maio, os peregrinos foram concentrando-se no lugar escolhido, num recinto junto à Estrada Nacional em direcção a Muliquela.
Por volta das 16h30, depois das Boas Vindas  aos peregrinos, Dom Francisco deu início à procissão. A Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi transportada num andor, adornado com flores, aos ombros dos peregrinos. Durante o trajecto até ao Santuário, rezou-se o Terço e entoaram-se cânticos marianos de louvor e de penitência.
No Templo Paroquial do santuário, foram apresentados os vários grupos de peregrinos, seguindo-se a eucarista. Dom Francisco presidiu à Solene Eucaristia em honra da Virgem Maria. Concelebraram os Párocos das Paróquias participantes na Peregrinação.
Na homilia, Dom Francisco exortou os peregrinos a viver este Ano Jubilar dos 25 anos da criação da Diocese. seguindo os passos de Maria, especialmente no louvor e agradecimento como ela fez, na Penitência e conversão e na renovação dos nossos compromissos como baptizados.

Gurué Peregrinação3No Domingo, dia 13 de Maio, às 6.00 horas, houve Bênção do santíssimo .Por volta das 07.30H, Dom Francisco Gurue 2presidiu a solene celebração da Eucaristia da Festa da Ascensão do Senhor.
Na Homilia Dom Francisco falou aos presentes de três ensinamentos da Festa da ascensão: a Esperança com a qual os cristãos devem viver no meio das dificuldades da vida, olhando para onde Cristo está e aonde nós, seu Corpo, também chegaremos;  o testemunho que os cristãos, seus seguidores, devem dar com a sua vida e o  compromisso dos cristãos com o anúncio do Evangelho. Depois da celebração, os fiéis apresentaram ao Bispo as suas ofertas  como sinal de partilha de bens para com as necessidades da Igreja Diocesana.
Por volta das 10.00 horas, depois da bênção dos Peregrinos e do envio, os peregrinos voltaram para as suas paróquias de origem.