Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Bispos de Moçambique reunidos no Centro de Espiritualidade dos Missionários da Consolata em Laulane-Maputo

BisposOs Bispos de Moçambique Reúnem em assembleia.

O encontro realizou-se no Centro de Espiritualidade e Missão de Laulane, no Maputo, dos Missionários da Consolata.

Em primeiro lugar os bispos debruçaram-se sobre as três dimensões da evangelização: o Anúncio da Palavra, a Comunhão na fé e no amor celebrada nos sacramentos e o seu testemunho na vida. Constataram a urgência de priorizar o cultivo da espiritualidade, fomentar o zelo apostólico e o aprofundamento da Palavra de Deus no seio das comunidades cristãs. Sublinharam a necessidade de uma pastoral de conjunto mais efectiva. Para ajudar a alcançar este objectivo, os Bispos  viram a necessidade de começar a preparar uma Assembleia Nacional de Pastoral que dê linhas de orientação para uma renovada acção evangelizadora no contexto moçambicano actual.

Os pastores olharam também para a situação sócio-politica e económica de Moçambique. Manifestam a preocupação da Igreja Católica com a falta de responsabilização dos autores das dívidas ocultas que estão a condicionar a vida económica do país, os raptos, a violência generalizada, a intolerância política, a degradação da qualidade de vida e o aumento do fosso entre os ricos e os empobrecidos. Segundo os bispos, estes problemas resultam em parte da degradação dos valores ético e sociais.
No final do encontro emitiram um comunicado no qual partilham com as comunidades cristãs os frutos destes dias de trabalho assim como as preocupações relativas à vida eclesial e social do momento presente. E terminam o comunicado com a seguinte exortação: "Aos homens e mulheres de boa vontade, apelamos que na sua vida e actuação na sociedade se orientem pelos valores da coerência, integridade, solidariedade, transparência, tolerância, respeito e busca do bem comum. Cristo Ressuscitado e vencedor da morte é o fundamento e autor da nossa esperança, na construção de um Moçambique sem ódio nem divisões, sem violência nem guerra, mas de perdão, reconciliação, amor e paz".

Entretanto, do dia 20 a 24 de Junho será celebrada na cidade de Chimoio, no centro do país, a primeira Jornada Nacional da Juventude  de modo a preparar o Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional., que terá lugar em Roma, de 3 a 28 de Outubro.