Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Missionários da Consolata de Angola e Moçambique celebram Aniversário da Fundação do Instituto

Festa da Fundação do Instituto dos Missionários da Consolata festejada em Angola e MoçambiqueNzinge

Em Lichinga, a celebração dos 117 anos dos Missionários da Consolata e os 108 anos das Missionárias da Consolata foi celebrada na Paróquia de Nzinje. A Eucaristia, presidida pelo Padre Edilberto Maza, foi animada pelo Grupo dos Amigos da Consolata.
Na ocasião da passagem de mais um aniversário de vida destas da família Consolata, houve celebrações de acção de graça em algumas das comunidades paroquiais congregando o trio consolatino; Missionários da Consolata, Missionárias da Consoata e Leigos Missionários da Consolata.

Lichinga ConsolataOs Missionários da Consolata, fundados pelo Beato José Allamano em Turim (Itália) no dia 29 de Janeiro de 1901, são uma família de missionários consagrados por Deus à missão “Ad Gentes” para toda a vida, na comunhão fraterna, na profissão dos conselhos evangélicos, tendo Maria como modelo e guia. O Instituto é composto de sacerdotes e de Irmãos leigos e, por causa da mesma origem, vocação e vontade do Fundador, conserva um vínculo particular de união e de colaboração com as Irmãs Missionárias da Consolata. O Instituto Missões Consolata iniciou a sua actividade missionária em Moçambique em 1925.

As Missionárias da Consolata foram fundadas alguns anos depois dos Missionários da Consolata. O trabalho de evangelização dos Missionários da Consolata se expandia no Quénia e as forças já não eram mais suficientes. Bem cedo os missionários sentiram a necessidade da presença missionária feminina e pediram ao Fundador para que enviasse religiosas para um trabalho complementar, especialmente junto às mulheres, crianças e jovens. O Padre José Allamano indo a Roma expôs a dificuldade ao então Papa Pio X, o qual o animou no projecto de fundação de um Instituto Missionário feminino. O novo projeto nasceu e no dia 29 de Janeiro de 1910 com a fundação do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata. As primeiras Missionárias da Consolata chegaram a Moçambique no dia 26 de Agosto de 1927 espalhando-se por diversas dioceses do país.Angola Consolata1

Em Angola, os Missionários da Consolata estiveram reunidos em Kapalanga junto aos fiéis da Paróquia Santo Agostinho. Houve uma palestra sobre a Beata Irene Stefani, facilitada pela Ir. Inês Regina, Misssionária da Consolata que trabalha em Moçambique, e em seguida a Eucaristia presidida pelo Padre Luiz António e concelebrada pelos confrades. Após a missa houve um jantar partilhado.

angola Consolata0