Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Assembleia do Instituto Missões Consolata em África, na Tanzânia

DSC 345737 missionários representantes da Direção Geral do IMC e dos países onde a Consolata está presente reuniram-se na Tanzania.

Estiveram presentes  9 países: Quénia, Uganda, Etiópia, Tanzânia, Moçambique, África do Sul, República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Angola. De Moçambique participaram os Padres Diamantino Antunes, Superior Regional, Andrew Kasumba, Pedro Sisto e Cassiano Kalima.
A Assembleia do Instituto Missões Consolata em África reuniu-se de 9 a 15 de Janeiro em Bunju, na proximidade de Dar es Salaam, capital da Tanzânia. .
O objetivo da assembleia continental foi estudar formas de pôr em prática, no Continente africano, as decisões do XIII Capítulo Geral dos Missionários da Consolata, realizado em Roma em 2017, e as deliberações do Projeto Missionário Continental.
Revitalização e reestruturação são duas palavras-chave nesse processo iniciado em 2015. As reflexões centraram-se sobre  o Missionário, as Comunidades, as Circunscrições (Região e Delegação) e a Continentalidade.
Orientações práticas que deverão guiar os missionários da Consolata em África:
- Reorientar todo o Instituto na dimensão missionária que é o coração da sua vocação como consagrados para a missão ad gentes.
- Reafirmar a importância da formação permanente, em todos os níveis, como o único meio de revitalização de todos os missionários ao longo da vida.
- Relançar e aprofundar a animação missionária na e da igreja local.
- Reorientar a economia ao serviço da missão através da a vivência do voto de pobreza com uma disciplina de vida pessoal;  passar das grandes obras para uma missão mais discreta, humilde e solidária e ao ritmo das pessoas; Encorajar e incentivar cada comunidade e Circunscrição no processo de autofinanciamento, valorizando o que se é e tem, conscientes de que os missionários e a missão são o primeiro grande investimento do Instituto.

Assembleia continentalFundado em Itália, em 1901, pelo Beato José Allamano, o Instituto Missões Consolata conta hoje com 982 missionários (padres e irmãos) presentes em 22 países de quatro continentes.
Em África, os missionários enviados pelo Beato José Allamano chegaram primeiro ao Quénia (1902), seguindo-se a Etiópia (1913), Tanzânia (1919), Moçambique (1925), África do Sul (1971), Congo (1972), Uganda (1985), Costa do Marfim (1996) e Angola (2014). Hoje, uma boa percentagem dos missionários da Consolata, sobretudo os mais jovens são de origem africana. O futuro do Instituto e da sua Missão passa por África.

 

 

Trabalho de Grupo

Trabalho das Comissões

SistoBagamoyo