Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Consolata: Semear as Terras da Missão

Mambone terra3Início das chuvas marca início de sementeira nas terras do distrito de Govuro, no norte da Província de Inhambane.

Plantar nesta época significa alimento para os próximo ano, numa região onde as chuvas são incertas. Algumas famílias, sobretudo idosos e carenciados, batem à porta dos Missionários da Consolata da Missão do Sagrado Coração de Jesus de Nova Mambone a pedir ajuda. Pretendem cultivar um pedaço de terra, mas não têm terreno próximo das suas casas para cultivar.
Para responder a estas necessidades, os missionários disponibilizam parcelas de terra no terreno da missão, em Doane. Assim, dezenas de famílias podem semear milho, mapira ou feijão. Todos os dias, logo cedo, o tractor da missão começa a lavrar a terra que vai ser cultivada por estas famílias que suspiram de alívio e manifestam a sua satisfação.
Como contrapartida, depois da venda do seu produto da colheita, é oferecida alguma ajuda à missão para pagar os gastos do tractorista e combustível utilizado na lavra dos campos. Aos que têm uma boa colheita proporciona-se a felicidade do Natal vendo crescer a germinar as suas sementeiras e a segurança de que nos meses seguintes haverá alimento. Algumas famílias porém, no final não conseguem dar nada…mas a missão cada ano, fecha os olhos e abre o coração.

Mambon terra3 Cópia

Mambone terra2Mambone terra Cópia