Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Superior Regional de Moçambique presente no Conselho Continental de África

Responsáveis dos Missionários da Consolata de África estão reunidos em Iringa, na Tanzânia. Assembleia

Esta é a primeira reunião do Conselho Continental África depois da celebração do XIIIº Capítulo Geral do Instituto (Roma, Maio-Junho 2017).
Estão presentes os superiores das 7 circunscrições do continente África (Quénia-Uganda, Etiópia, Tanzânia, Moçambique-Angola, África do Sul-Suazilândia, Congo e Costa do Marfim) e dois membros da Direcção Geral do Instituto vindos de Roma: Padre James Lengarin, vice-superior geral, e Padre Godfrey Msumange, conselheiro geral para a África. A Região dos Missionários da Consolata de Moçambique está representada pelo Padre Diamantino Antunes, Superior Regional.

Seguindo a agenda do encontro, os superiores partilharam o caminho de evangelização e formação realizado na sua região e o trabalho de preparação para as conferências regionais que se realização em 2018. Foram feitas também os últimos acrescentos ao Projecto Missionário Continental e constituídas as Comissões a nível continental: Formação de base, Formação permanente e inculturação do carisma, Missão Ad Gentes, Animação Missionária e Vocacional e Economia. 

A maior parte do tempo foi dedicado ao estudo, partilha e programação sobre os temas fundamentais da revitalização e reestruturação que fazem parte da vivência missionária e que são propostos pelo XIIIº Capítulo Geral: identidade de Discípulos Missionários, Formação, Vida fraterna em comunidade, Missão Ad Gentes e a Economia. O trabalho teve como objectivo programar para as Circunscrições de África o que o Capítulo atribuiu à responsabilidade do Conselho Continental. OO
 O Conselho Continental preparou a agenda da Assembleia Continental de África que terá lugar em Bunjo, em Dar as Salam, a partir do dia 8 de Janeiro de 2018.

 

IIringa dista cerca 500 km da capital da Tanzania,  Dar-as-Salam. Do litoral subimos para o planalto central, a 1500 metros acima do nível do mar, onde se situa a cidade de Iringa, sede regional, e centro da actividade evangelizadora dos Missionários da Consolata na Tanzânia.
Nos tempos livres, os membros do Conselho Continental tiveram a possibilidade de visitar algumas missões e obras geridas pelos Missionários da Consolata na Diocese de Iringa: a Paróquia de Nossa Senhora da Consolata de Iringa, a Missão de Tosamaganga, onde os Missionários da Consolata, em 1919, iniciaram a evangelização desta região e em cujo cemitério estão sepultados dezenas de missionários da Consolata alguns dos quais trabalharam em Moçambique (Padres Célio Regoli, Jacinto António Omar e António Rusconi); o Seminário Menor da Consolata de Mafinga, deo qual é reitor o Padre Deogratias Mlay que já trabalhou em Moçambique, a feitoria – a Nyamad Farm – destinada à criação de gado bovino, e o centro de acolhimento para crianças órfãs Faraja House.