Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Liqueleva - Maputo: Abertura do Jubileu Extraordinário dos 70 anos da Paróquia de Santa Teresinha

IMG 20171001 WA0006A Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus de Liqueleva, deu início ao Jubileu Extraordinário dos 70 anos de existência.

O Jubileu e as celebrações que agora têm início terão o seu encerramento no dia 1 de Outubro de 2018.

No dia 1 de Outubro os missionários da Consolata celebram os 70 anos da sua presença e actividade missionária na arquidiocese de Maputo. A celebração eucarística de abertura do Jubileufoi presidida pelo Arcebispo de Maputo, D, Francisco Chimoio e concelebrada pelos Padres Toussaint Twite, Phelix Odongo, Michel Makayi, Carlos Biella e Diamantino Antunes. Foi um Missa campal celebrada no átrio da igreja paroquial devidamente preparado para o efeito. Foram centenas os fiéis das 5 comunidades cristãs que formam a paróquia – Santa Teresinha de Liqueleva, São Luís Gonzaga de Tsalala, São Miguel de Tsalala, Mártires do Uganda de Mahlampswene, e Santa Ana de Tchumene – que participaram activamente na celebração.

Na homília, o arcebispo de Maputo convidou os católicos presentes a dar graças a Deus pelos frutos da evangelização recolhidos nestes anos. O Jubileu é uma oportunidade para recordar, agradecer e reafirmar uma evangelização tão rica de frutos quanto difícil: Evocando o passado, convidou todos a renovarem o nosso compromisso missionário e cristão. Seguiu-se o almoço e uma tarde de convívio.

 

BoloA missão de Liqueleva foi fundada pelo Padre João Tolosano, missionário da Consolata. A partir de Liqueleva, os IMG 20171001 WA0009missionários da Consolata lançaram as bases da presença católica na vasta região da Matola, do Infulene até Boane. Para darem uma melhor assistência pastoral à extensa e povoada região, fundaram em seguida as missões-paróquias de São Gabriel de Matola-Rio (1952), Sagrada Família da Machava (1956), de Santo Condestável de Boane (1962) e lançaram as bases para a fundação de outras paróquias que nasceram em seguida, nomeadamente Nossa Senhora do Livramento T 3, São Francisco de Assis de Infulene, Nossa Senhora da Assunção-Liberdade, São João Baptista do Fomento e Nossa Senhora do Amparo da Matola. A Missão de Liqueleva é deste modo o berço originário destas importantes paróquias que formam hoje a zona pastoral nº 5 e a zona pastoral nº 6 da Arquidiocese de Maputo.