Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Imposição do Pálio ao arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre

palio 2Imposição do Pálio ao arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, missionário da Consolata

No passado Domingo, dia 1 de Outubro, teve lugar a cerimónia da imposição do Pálio ao arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure. O nosso confrade recebeu a imposição do pálio pelo Núncio Apostólico em Moçambique, Dom Edgar Pena, durante a celebração eucarística que teve lugar na Sé Catedral de Nampula. A celebração contou com a presença dos bispos das Província Eclesitástica de Nampula: Dom Luis Fernando, bispo de Pemba, Dom Francisco Lerma, bispo de Gúruè, Dom Germano Grachane, bispo de Nacala. Concelebraram a Eucaristia 32 sacerdotes e foi notória a participação activa dos fiéis oriundos das diversas Paróquias da Arquidiocese. Os missionários da Consolata estavam representados pelos padres Sisto Karau, Jorge Kirikinto e Cassiano Kalima.

PalioNesta ocasião, a diocese de Gurué, da qual é bispo D. Francisco Lerma, também ele missionário da Consolata, foi oficialmente incorporada na Província eclesiástica de Nampula. Desde a sua fundação em 1993, a diocese de Gurué pertenceu à Província Eclesiástica da Beira (região Centro). Todavia, a relativa proximidade geográfica e sócio-eclesial de Nampula, levou a amadurecer a decisão de inserção na Província Eclesiástica de Nampula (zona Norte).           
Na sua intervenção, Dom Inácio Saure pediu a todos presentes para que rezassem por ele para o bom desempenho das actividades que o esperam dentro da sua Província eclesiastica.bispos da metropoleO pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta. O pálio, usado pelo arcebispo metropolita na sua igreja e nas da sua província eclesiástica, é símbolo da autoridade e unidade metropolitana e da comunhão com a Sé Apostólica. Ao assumir a arquidiocese de Nampula, Dom Inácio passou a ser o bispo metropolita da Província Eclesiástica de Nampula que inclui as dioceses de Pemba, Lichinga, Nacala e Guruè.

O Papa Francisco fez algumas alterações na entrega do pálio: desde 2015, a faixa de lã branca é entregue e não colocada pelo Santo Padre. A imposição do pálio passou a ser realizada nas respectivas dioceses de origem pela mão dos Núncios Apostólicos locais.