Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Ciclone Tropical Dineo Fustiga Provínicas de Inhambane e Gaza

escolinhaMissão de Guiúa afectada pelo ciclone tropical.

O ciclone Tropical Dineo, de categoria 4, sentou-se na noite desta quarta-feira com chuva forte (mais de 150 mm/24h) acompanhada de trovoadas e ventos fortes (acima de 120 km/hora).

Os ventos fortes arrancaram várias árvores, e deixaram sem telhados várias habitações da população. No centro catequético também algumas habitações ficaram sem telhado e, apesar da resistência das paredersm, houve danos em estruturas sociais de uso comunitário .

Os telhados da escola primária, algumas casas dos catequistas, as coberturas em chapas de zinco na zona dos armazéns, a linha de distribuição da energia que percorre as ruas do centro, foram destruídos pelos ventos. Nas comunidades cristãs da Paróquia o vento levou os telhados de diversas capelas e  escolinhas.Ciclone Guiúa2

O Centro Catequético está desde ontemsem energia. Além das famílias de catequistas em formação, no Centro estava a decorrer um curso de formação para 60 catequistas das paróquias da Diocese de Inhambane com duração de 15 dias. O curso teve que ser hoje interrompido por falta de condições. Os catequistas regressaram às suas terras também preocupados com o estado das suas casas depois da passagem do ciclone. 

Os trabalhos de inventariação dos estragos no Centro do Guiúa já  começaram, bem como o planeamento das actividades de reparação. Ao muito trabalho que os Padres Sandro Faedi e Gabriel Casadei já têm habitualmente junta-se agora a responsabilidade de efectuar o trabalho de recuperação dos edifícios danificados.

 

BBC

 Um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alertara para este fenómeno atmosférico prevendo que afectasse os distritos de Morrumbene, Jangamo, Inharrime, Panda, Homoíne, Vilankulo, Maxixe, Massinga, Zavala, Govuro, Mabote, Funhalouro, Inhassoro e cidade de Inhambane (na província de Inhambane) e nos distritos de Mandlakazi, Xai-xai, Chibuto, Guija, Massingir, Bilene, Guijá, Chokwe , Mabalane, Massangena, Chigubo e Chicualacuala(na província de Gaza).

"O INAM prevê a ocorrência de aguaceiros com trovoadas e chuvas moderadas a fortes, localmente muito fortes (acima de 150 milímetros em 24 horas) e acompanhadas de ventos com rajadas fortes, superiores a 75 nós (150 km/h), na costa e no canal de Moçambique, resultando em agitação marítima e ondas que podem atingir 6 metros no canal e ao atingir a costa criara condições para sobre elevação das águas do mar também denominado storm surge com ocorrência de ondas de 10 metros de altura na costa".