Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Arquidiocese de Maputo encerra Jubileu

BancadaEncerramento do Jubileu dos 75 anos da criação da Arquidiocese de Maputo no estádio da Machava

Os católicos da zona sul de Moçambique encerraram Domingo, dia 6 de Setembro, o Jubileu dos 75 anos da Arquidiocese de Maputo. O histórico estádio da Machava, no município da Matola, foi o palco das celebrações.

Os católicos de Maputo, num ambiente de grande festa, encheram as bancadas para participar na Eucaristia de Acção de graças pelas maravilhas realizadas na Arquidiocese durante 75 anos.

Aqui, em Setembro de 1988, o Papa João Paulo II durante a sua visita apostólica a Moçambique, celebrou a Eucaristia. Esta foi a segunda vez a Igreja Católica fez no estádio o altar para uma celebração.

A abertura do ano jubilar teve lugar no Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Namaacha,  a 12 de Outubro de 2014, por ocasião da peregrinação da Legião de Maria ao Santuário Arquidiocesano.Dançarinas

A celebração Eucaristica do encerramento do Jubileu foi presidida por D. Francisco Chimoio, arcebispo do Maputo, concelebrada pelos Bispos da zona sul de Moçambique e por dezenas de sacerdotes que trabalham na Arquidiocese. O Governo de Moçambique estava representado ao mais alto nível.

Na sua homília, além de recordar e agradecer todos os obreiros da actividade missionária realizada nestes 75 anos e o seu contributo para o desenvolvimento humano das populações, o Arcebispo de Maputo, aproveitou para lançar um apelo ao valores da paz, tolerância, solidariedade que devem existir entre todos os moçambicanos para tornar o país mais justo, próspero e unido.

A celebração Eucarística foi bem animada por um grande coro inter-paroquial e as danças litúrgicas executadas com grande mestria. Todos ajudaram a rezar melhor e a dinamizar o espírito de festa. A organização foi bem preparada e resltou de forma excelente.

 

EntradaFoi no dia 4 de Setembro de 1940, que o Papa Pio XII, extinguiu a Prelazia de Moçambique e procedeu à divisão eclesiástica de Moçambique em três dioceses: Lourenço Marques, Beira e Nampula. Acção de Graças

Lourenço Marques, actual Maputo, foi elevada a Arquidiocese e as suas dioceses tornaram-se sufragâneas. A nova arquidiocese compreendia o território a Sul do Rio Save e veio a ser solenemente proclamada no dia 18 de Janeiro de 1941, tendo tomado posse o primeiro Arcebispo, Dom Teodósio Clemente de Gouveia. A Arquidiocese desmembrou-se em 1962, com a criação da Diocese de Inhambane e em 1970 com a criação da Diocese de João Belo, hoje Xai-Xai. A Arquidiocese de Maputo conta hoje com cerca de 1.150.00 católicos e 44 paróquias. É uma Igreja local viva e bem estruturada pastoralmente.

 

 

SaídaOs Missionários da Consolata estão presentes na Arquidiocese de Maputo desde 1948, quando assumiram a cura pastoral da Missão de Santa Teresinha do Menino Jesus de Liqueleva. Jubileu D

A partir desta missão, ao longo dos anos, foram expandindo a sua presença no território criando novas missões-paróquias: Matola (1951), Machava (1956), Boane (1963) e Infulene (1972). Actualmente o Instituto  Actualmente o Instituto  Missões  Consolata está presente na Arquidiocese com 4 comunidades  missionárias que  prestam serviços pastorais e qualificados à Arquidiocese e ao Instituto em  Moçambique na área da formação, espiritualidade, animação missionária, acolhimento e prestação de serviços.