Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Viagem ao Distrito da Marávia, Província de Tete

MapaMarávia e Zumbo: Nova Fronteira dos missionários da Consolata em Moçambique

Os Missionários da Consolata assumiram recentemente a responsabilidade de três missões na parte mais ocidental de Moçambique - Fingoè, Ucanha e Zumbo – pertencentes à diocese de Tete. É um regresso às origens, pois há precisamente 90 anos foram enviados pelo Beato José Allamano para esta terra. Por razões de carácter político e eclesial, permaneceram poucos anos pelo que ficou sem missionários desde 1971.

Na sequência da visita do Superior e do Ecónomo da Consolata da região de Moçambique leia, em Testemunhos, o relato da visita ao Zumbo e Marávia, pelo P. Diamantino Antunes

 

 

Com a nomeação de D. Inácio Saúre, missionário da Consolata, para Bispo de Tete e devido a ausência de missionários nestas missões desde há muitos anos, o Instituto da Consolata enviou em 2013 três missionários (P. Eduardo Reyes, P. Franco Gioda e P. Jacinto Mwallongo) para assistirem pastoralmente esta vasta região que compreende os distritos da Marávia e de Zumbo. Uma área de 30.000 km2, situada entre a Zâmbia e o Rio Zambeze, que vai do rio Capoche até ao rio Aruangua, com cerca de 150.000 habitantes.