Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

D. Atanásio Amisse Canira, novo Bispo de Lichinga
bispo de lichinga
S1170015O Santo Padre nomeou Bispo de Lichinga - Niassa, o Reverendo Pe. Atanásio Amisse Canira do clero diocesano de Nacala.

O recém-nomeado bispo visitou nesta quarta-feira, dia 11 de  Fevereiro, a Casa Regional dos Missionários da Consolata no Maputo. Foi uma oportunidade para manifestar ao novo bispo a disponibilidade em colaborar na obra de consolidação da Igreja local da qual é novo pastor.

Os missionários da Consolata agradecem  o trabalho desenvolvido com amor e dedicação pelo bispo cessante, Dom Elio Greselin, nos cinco anos que esteve à frente da Diocese de Lichinga. Foi um pastor incansável, disposto a entregar-se totalmente para o bem do povo do Niassa.

 

 

Atanasio Amisse nasceu em Mossuril, província de Nampula, a 2 de Maio de 1962. Depois dos estudos primários e secundários, frequentou o Seminário propedêutico “Mater Apostolorum” em Nampula em 1986 e estudou filosofia no Seminário filosófico Santo Agostinho de Matola, em 1989.  Conclui os estudos de teologia no Seminário teológico São Pio X em Maputo, em 1993).

Foi ordenado sacerdote a 12 de Dezembro de 1993 para a diocese de Nacala e iplomou-se em teologia moral na Academia Alfonsiana em Roma (1998).

Foi pároco em diversas paróquias, director espiritual do Seminário S. Pio X e  membro da sua equipe de formadores. A 23 de outubro de 2009 foi nomeado Diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias em Moçambique. Ultimamente era também vigário-geral da diocese de Nacala.

D. Atanásio Amisse é o 5º Bispo de Lichinga, diocese riada em 1963. Os Missionários da Consolata, presentes no Niassa desde 1926, foram os pioneiros e os principais obreiros da  evangelização nesta região do noroeste de Moçambique.