Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Liqueleva - Maputo: Abertura do Jubileu Extraordinário dos 70 anos da Paróquia de Santa Teresinha

IMG 20171001 WA0006A Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus de Liqueleva, deu início ao Jubileu Extraordinário dos 70 anos de existência.

O Jubileu e as celebrações que agora têm início terão o seu encerramento no dia 1 de Outubro de 2018.

No dia 1 de Outubro os missionários da Consolata celebram os 70 anos da sua presença e actividade missionária na arquidiocese de Maputo. A celebração eucarística de abertura do Jubileufoi presidida pelo Arcebispo de Maputo, D, Francisco Chimoio e concelebrada pelos Padres Toussaint Twite, Phelix Odongo, Michel Makayi, Carlos Biella e Diamantino Antunes. Foi um Missa campal celebrada no átrio da igreja paroquial devidamente preparado para o efeito. Foram centenas os fiéis das 5 comunidades cristãs que formam a paróquia – Santa Teresinha de Liqueleva, São Luís Gonzaga de Tsalala, São Miguel de Tsalala, Mártires do Uganda de Mahlampswene, e Santa Ana de Tchumene – que participaram activamente na celebração.

Na homília, o arcebispo de Maputo convidou os católicos presentes a dar graças a Deus pelos frutos da evangelização recolhidos nestes anos. O Jubileu é uma oportunidade para recordar, agradecer e reafirmar uma evangelização tão rica de frutos quanto difícil: Evocando o passado, convidou todos a renovarem o nosso compromisso missionário e cristão. Seguiu-se o almoço e uma tarde de convívio.

Continuar...
 
Imposição do Pálio ao arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre

palio 2Imposição do Pálio ao arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, missionário da Consolata

No passado Domingo, dia 1 de Outubro, teve lugar a cerimónia da imposição do Pálio ao arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure. O nosso confrade recebeu a imposição do pálio pelo Núncio Apostólico em Moçambique, Dom Edgar Pena, durante a celebração eucarística que teve lugar na Sé Catedral de Nampula. A celebração contou com a presença dos bispos das Província Eclesitástica de Nampula: Dom Luis Fernando, bispo de Pemba, Dom Francisco Lerma, bispo de Gúruè, Dom Germano Grachane, bispo de Nacala. Concelebraram a Eucaristia 32 sacerdotes e foi notória a participação activa dos fiéis oriundos das diversas Paróquias da Arquidiocese. Os missionários da Consolata estavam representados pelos padres Sisto Karau, Jorge Kirikinto e Cassiano Kalima.
Continuar...
 
Escola Consolata de Nampula promove jornada de Desporto escolar

Outubro3Ínício do Mês Missionário é assinalado em Nampula pelos Missionários da Consolata

Na Escola Consolata de Nampula o dia 30 de Setembro anunciou o mês missionário que tem inicio em Outubro. Foi promovida uma jornada de desporto escolar entre alunos e professores.
Participaram no evento desportivo, além dos alunos da Escola Secundária Consolata, os alunos da Escola Secundária da Politecnica acompanhados pelos seus respectivos professores.
O entusiasmo, as energias positivas típicas dos adolescentes e jovens caracterizaram a jornada de confraternização e desporto entre as duas escolas.

Para os missionários da Consolata que trabalham na Escola Consolata, o evento serviu para dar um 'pontapé de saída' para as actividades de formação e animação marcadas para este Outubro missionário.

Continuar...
 
Nova Mambone Rende homenagem a Missionários da Consolata Falecidos

20170923 123352Católicos de Nova Mambone, Moçambique, recordaram e agradeceram o dom da vida e obra de missionários falecidos.

Eram Missionários que muito contribuíram para o bem da missão e das suas gentes: o padre Amadeu Marchiol, falecido há um ano, o irmão Pedro Bertoni, falecido a 14 de janeiro de 2016, vítima de acidente, e o leigo missionário Giancarlo Pegoraro, vítima de doença em 31 de janeiro de 2015. Estes dois últimos faleceram em Nova Mambone. Foram centenas de católicos, crianças, jovens, adultos e idosos, que de Doane, Nova Mambone e das comunidades mais distantes, quiseram estar presentes nesta justa homenagem a três grandes missionários. A Missa foi presidida pelo Superior Regional e concelebrada pelos missionários da Consolata que trabalham na diocese de Inhambane. Na homilia, o padre Diamantino Antunes evocou as qualidades e o valor de cada um dos missionários. Apresentou como exemplo de dedicação a Deus e aos homens. Cada um, à sua maneira, viveu intensamente a caridade, o amor à fadiga e ao trabalho e formou gerações de homens e de cristãos para uma vida digna, com o exemplo e o serviço.

 

Continuar...
 
Missão de Massangulo: Despedida do Irmão Ayres Osmarin

20170910 105108 2Missionário da Consolata brasileiro, Irmão Ayres, fez a sua despedida oficial da comunidade de Massangulo.

No Domingo dia 11 de Setembro, o Irmão Osmarin, num ambiente de festa acomunidade de Massangulo despediu-se deste missionário. A palavra que mais se ouvia era ‘gratidão’. A gratidão por uma presença simples e próxima do povo e dos seus responsáveis ao longo de um período de mais de seis anos. Essa gratidão e carinho da parte da comunidade fez-se sentir de modo particular durante a eucaristia, celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Consolata, e mais tarde por meio de um almoço-convívio onde participaram todos quantos lhe serviram de amigos e confidentes durante a sua permanência no seio deste povo. Na mensagem que lhe foi dirigida da parte da comunidade e das várias frases alusivas à sua pessoa colocadas no placar à entrada da igreja se realçava a bondade do seu coração, a sua alegria contagiante e o seu amor a este povo.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL