Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Guruè: Jubileu da Diocese

IMG 20181210 WA0037Diocese do Gurué encerra ano jubilar.

No dia 9 de Dezembro, realizaram-se na Catedral de Gurúè as cerimónias do Encerramento do Ano Jubilar que assinala os 25 anos da criação da Diocese de Gurúè.

Foi também ocasião pata a bênção e inauguração da Cúria Diocesana recentemente construída, junto à casa diocesana.

Situada nas terras da Alta Zambézia, a Diocese de Guruè foi erigida a 6 de Dezembro de 1993, com território desmembrado da diocese de Quelimane. O seu território tem cerca de 42.450 km2 e a população é de aproximadamente dois milhões de habitantes. As comunidades cristãs são 2.200, num total de 25 paróquias, ultrapassando os católicos os 50% do total da população
Em 24 de Março de 2010 foi nomeado bispo de Guruè, Dom Francisco Lerma Martínez, missionário da Consolata. Neste 8 anos de governo pastoral, tem sido dado um forte incremento á diocese com a criação de novas paróquias e consolidação das principais estruturas da diocese.

Continuar...
 
Uma História com Final Feliz

IMG 20181204 WA0002Cremildo, um empreendedor de sucesso

Já aqui contamos a história feliz do Cremildo, um jovem da missão do Guiúa. A vida não lhe começou fácil. Oriundo de uma família pobre, foi entregue aos cuidados dos avós. Vários problemas de saúde o afectaram deixando-lhe algumas marcas físicas que lhe dificultaram os dias. Em 2011 inscreveu-se num projecto da Missão que visava a formação em costura e saúde. Logo se distinguiu pelo esmero do seu trabalho. Dois anos depois, com o apoio da missão frequentou a escola profissional de Inhassoro com a componente de corte e costura, Também aí se distinguiu como o melhor aluno. Como prémio ganhou uma máquina de costura, oferta de uma benfeitora que lhe vinha admirando o percurso. Regressou ao Guiúa e estabeleceu-se como alfaiate no mercado da Mafureira, à entrada de Inhambane. Em 2017 voltou a estudar enquanto trabalhava. Há dias voltou à missão com um pedido: comprar outra máquina de costura. Comprou. Vai montar mais uma banca junto à praia do Tofo, de maneira a estar mais perto de consumidores com maior poder de compra. O Cremildo hoje é um homem independente e com projectos de futuro. A prova viva que o trabalho e a determinação movem montanas e superam todas as dificuldades. Parabéns.

Continuar...
 
Escolinhas da Consolata Fazem entrega de Diplomas

IMG 20181119 100741Ano Escolar termina para os mais pequenos das Escolinhas da Consolata

A promoção e o desenvolvimento humano são uma aposta dos missionários da Consolata que começa logo com os mais pequenos. De Maputo ao Niassa são mais de 20 as salas de aula do ensino pré escolar e várias centenas, as crianças que são formadas nas esolinhas da consolata.  São polos de educação que chegam ao interior  do país e à periferia das cidades, chegam aos mais pobres, àqueles que são mais esquecidos e negligenciados.  

Nestas escolinhas aprendem os primeiros rudimentos de português e o vocabulário básico para se poderem exprimir, bem como os conteúdos programáticos adequados à sua idade. A formação dos mais pequenos compreende ainda o desporto, formação musical e expressão plástica.  Estas crianças entram na escola primária preparadas para apreender novos conhecimentos que assimilam melhor, graças à capacidade de compreender o português e que  alicerçam nas aprendizagens adquiridas no ensino pré escolar. Esta é uma aposta para continuar, para a qual convidamos todos a participar.

Continuar...
 
Uma Casa nova para a Elina

IMG 20181123 161734Uma casa para acolher quem acolhe

Na missão de Santa Isabel de Guiúa trabalha a Elina. A Elina é cozinheira da casa dos padres e também presta apoio ao Centro de Promoção Humana, na cozinha e na limpeza das casas. Mas a Elina é muito mais do que isso.
Na família, é um pilar. Em sua casa acolhe todos. Sem marido, toma conta de 3 filhos, o irmão, a cunhada e dois sobrinhos. Mas há outros ainda que se acolhem na sombra generosa do seu terreiro. Outros sobrinhos, a irmã e a mãe passam com ela temporadas. A Elina todos sustenta. Nunca lhe ouvimos uma queixa.É uma mulher trabalhadora, séria, responsável, alegre e amiga. É das primeiras a chegar à missão e das últimas a sair. Quando há um imprevisto e alguém tem de assegurar o trabalho é com a Elina que se conta. Nela encontramos sempre a disponibilidade para o trabalho e uma alegria quase desconcertantes, como que a dar-nos força quando também nós já estamos cansados.
Antes da casa nova vivia numa casa simples feita com paus e folhas de coqueiro. Quando os hóspedes aumentavam, e prolongavam a estadia por largos meses, lá se improvisava nova barraca e lá se iam encaixando todos.
Á medida que o tempo foi passando, foi aumentando a admiração por ela e o reconhecimento pela dedicação, amizade, seriedade e alegria contagiantes. Um dia, alguém lhe sugeriu que fosse tentando melhorar a sua casa e que começasse a comprar de sacos de cimento na medida das suas possibilidades.
Assim fez. Quando conseguia juntar algum dinheiro, lá comprava alguns sacos de cimento. Armazenou-os na missão, durante mais de três anos, até conseguir o necessário para dar início ao fabrico de blocos de cimento. Aos poucos conseguiu começar a obra. A sua persistência e sacrifício não passaram desapercebidas a alguns amigos da missão. Um ou outro saco de cimento apareceu oferecido por quem não ficou indiferente à dedicação e ao espírito de serviço desta mulher.
Depois de muitos sacrifícios e alguma generosidade a casa lá acabou por se erguer, com os acabamentos a denunciar a exiguidade do orçamento. Em Fevereiro de 2017, a província de Inhambane foi assolada pelo ciclone Dineo. A fúria do vento arrancou o telhado à casa nova da Elina e revelou as fragilidades da construção. Não se lhe ouviu uma queixa, ou um pedido e a sua vida continuou com a alegria de sempre entre a missão, a sua palhota e a casa semi-destruida.IMG 20181116 165309

Iniciamos então uma campanha para ajudar. Vários amigos responderam ao desafio e a missão assegurou-se de que o trabalho era feito e bem feito. Neste mês de Novembro, oferecemos-lhe a pintura da casa, acabamento de que muitos desistem, depois de tantos esforços financeiros. Uns amigos, de visita à missão, não resistiram e resolveram juntar-se ao projecto. Tinham planeado ir ao Bazaruto mas trocaram o tempo e a verba que gastariam, por tintas e trabalho. Contrataram um pintor e desafiaram para trabalhar com eles os filhos e sobrinhos da Elina. Numa semana concluíram a obra.

Continuar...
 
Laulane Acolhe Simpósio Missionário da Família Consolata em Moçambique

LaulaneRealizou-se no Centro de Espiritualidade e Missão de São Paulo, em Laulane-Maputo um Simpósio Missionário sobre o tema: Muranga’a II: a metodologia da missão hoje.

O encontro teve como objectivo visualizar novas linhas da metodologia para a missão hoje, à luz das orientações metodológicas da Conferência Missionária de Muranga’a: Conhecer as orientações, identificar as convergências, as divergências e reflectir, à luz do carisma missionário consolatino.
No Simpósio participaram representantes da família Consolata em Moçambique: Missionários e Missionárias e leigos da Consolata e representantes das duas congregações religiosas moçambicanas que foram fundadas pelos/as missionários/as da Consolata em Moçambique: As Irmãs da Imaculada Conceição (Diocesanas de Lichinga) e as Filhas do Coração Imaculado de Maria (Diocesanas de Pemba). No último dia participou também um grupo de seminaristas da Consolata do seminário da Matola e jovens aspirantes das Missionárias da Consolata. Representando a Direcção Geral das Missionárias da Consolata, participou a Irmã Generosa, Conselheira Geral.
A aproximação à metodologia missionária e a mensagem dos nossos missionários e missionárias em África, de modo particular as beatas Irene Stefani e Leonella Sgorbatti, para o futuro da missão com a leitura dos eventos/acontecimentos de hoje em Moçambique, foram os aspetos focalizados e aprofundados com paixão missionária, entusiasmo e espírito de família.
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>