Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Missionários da Consolata
Missão de Liqueleva dinamiza Actividades na Escolinha
Escrito por IMC Moçambique   
Sábado, 29 Abril 2017 22:37

IMG 2416Na escolinha de Liqueleva as crianças apoiam os mais velhos.

Os mais pequenos, acompanhados das suas monitoras e do missionário da Consolata P. Toussaint visitaram uma idosa necessitada a quem deram alguns produtos alimentícios.

 

 

 

 

Continuar...
 
Zumbo-Miruro: Peregrinação das Missionárias da Consolata
Escrito por IMC Moçambique   
Sexta, 29 Setembro 2017 20:19

20170916 101828Missionárias da Consolata  assinalam 90 anos da chegada a Moçambique com Peregrinação ao Zumbo
Para recordar esta data, uma delegação das Missionárias da Consolata, as Irmãs Janete e Júlia e duas postulantes, percorreram os últimos passos das primeiras Missionárias da Consolata a caminho de Miruru.  Acompanhadas pelos missionários da Consolata de Fingoè, entre 14 e 18 de Setembro fizeram uma peregrinação até ao Zumbo, passando por Fingoè. Noventa anos depois, no dia 16 de Setembro, com os cristãos de Zumbo, missionárias e missionários da Consolata, percorreram em peregrinação a pé junto das margens do Luangwa até à aldeia homónima onde está surgindo o Santuário da Consolata. Centenas de católicos, alguns provenientes da vizinha Zâmbia, caminharam com os missionários seguindo a imagem da Consolata. Foi celebrada a Missa no local e evocada a gesta missionária. As irmãs tiveram a oportunidade de falar da sua congregação e do seu carisma. No dia seguinte, Domingo, foi celebrada Missa solene em Zumbo com grande afluência da população. Rezou-se para que as Missionárias da Consolata,  possam vir trabalhar para terras de Miruru e Zumbo. Missão é de fronteira e genuinamente ad gentes.

Continuar...
 
Ensino primário moçambicano será ministrado nas 16 línguas nativas a partir de 2017
Escrito por IMC Moçambique   
Sexta, 20 Março 2015 08:29

guiua10-10 073 resize

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique anunciou há dois dias que o ensino primário vai usar as 16 línguas nacionais a partir de 2017, ao lado do português, para facilitar o ensino às crianças moçambicanas.

A decisão de introduzir o ensino bilingue nas escolas primárias moçambicanas foi divulgada pela diretora nacional do Ensino Primário, Antuía Soverano, durante o Seminário de Revisão Linguística dos Planos Analíticos do Ensino Bilingue, que está a decorrer na capital moçambicana.
"O ensino primário pode ser lecionado monolingue e também na modalidade bilingue, onde as crianças começam o processo de socialização e aprendizagem na sua língua materna e depois têm a transição para a língua de instrução após consolidarem os conhecimentos e capacidades na sua própria língua", afirmou Soverano, explicando as vantagens da introdução do sistema bilingue.
 

Com a inovação, assinalou a fonte, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, pretende melhorar os resultados no ensino primário, promover a interação na escola e agilizar o processo de socialização dos alunos.

Actualizado em Sexta, 20 Março 2015 11:14
Continuar...
 
Liqueleva - Maputo: Abertura do Jubileu Extraordinário dos 70 anos da Paróquia de Santa Teresinha
Escrito por IMC Moçambique   
Terça, 10 Outubro 2017 19:09

IMG 20171001 WA0006A Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus de Liqueleva, deu início ao Jubileu Extraordinário dos 70 anos de existência.

O Jubileu e as celebrações que agora têm início terão o seu encerramento no dia 1 de Outubro de 2018.

No dia 1 de Outubro os missionários da Consolata celebram os 70 anos da sua presença e actividade missionária na arquidiocese de Maputo. A celebração eucarística de abertura do Jubileufoi presidida pelo Arcebispo de Maputo, D, Francisco Chimoio e concelebrada pelos Padres Toussaint Twite, Phelix Odongo, Michel Makayi, Carlos Biella e Diamantino Antunes. Foi um Missa campal celebrada no átrio da igreja paroquial devidamente preparado para o efeito. Foram centenas os fiéis das 5 comunidades cristãs que formam a paróquia – Santa Teresinha de Liqueleva, São Luís Gonzaga de Tsalala, São Miguel de Tsalala, Mártires do Uganda de Mahlampswene, e Santa Ana de Tchumene – que participaram activamente na celebração.

Na homília, o arcebispo de Maputo convidou os católicos presentes a dar graças a Deus pelos frutos da evangelização recolhidos nestes anos. O Jubileu é uma oportunidade para recordar, agradecer e reafirmar uma evangelização tão rica de frutos quanto difícil: Evocando o passado, convidou todos a renovarem o nosso compromisso missionário e cristão. Seguiu-se o almoço e uma tarde de convívio.

Actualizado em Terça, 10 Outubro 2017 19:55
Continuar...
 
Festa da Consolata na Paróquia de Funda, em Angola
Escrito por IMC Moçambique   
Terça, 27 Junho 2017 20:47
missa da padroeira 3

Paróquia Nossa Senhora Consolata em Funda, na Diocese de Caxito, em Angola, celebra pela primeira vez a Festa da Padroeira

As preparações para a Festa duraram todo o mês de junho. Os três Missionários da Consolata, Pe. Sylvester, Pe. Heradius e Pe. Luiz Antonio visitaram as 20 Comunidades da Paróquia com o objetivo de reunir-se com os catequistas e leigos e melhor conhecer as suas dificuldades e perspectivas para o futuro. procissao
A grande Festa ocorreu no dia 25 de junho, quando todas as Comunidades se reuniram na Comunidade Nossa Senhora das Dores e seguiram em procissão carregando a imagem de Nossa Senhora Consolata até a Sede Paroquial. Enquanto caminhavam rezava-se o Rosário e entoavam-se cânticos marianos.
O ponto alto da Festa foi a Celebração da Santa Missa presidida pelo nosso pároco Pe. Sylvester Ogutu e animada pelo Coro Paroquial, que encheu o ambiente com cânticos aumentando nos fiéis a alegria e o entusiasmo de viver tal momento.
Após a Missa, muitos fiéis, em família, partilharam seu almoço,  bem como sacerdotes, religiosas e coordenadores das Comunidades da Paróquia.
Actualizado em Terça, 27 Junho 2017 21:09
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL