Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Missionários da Consolata
Missão de Liqueleva dinamiza Actividades na Escolinha
Escrito por IMC Moçambique   
Sábado, 29 Abril 2017 22:37

IMG 2416Na escolinha de Liqueleva as crianças apoiam os mais velhos.

Os mais pequenos, acompanhados das suas monitoras e do missionário da Consolata P. Toussaint visitaram uma idosa necessitada a quem deram alguns produtos alimentícios.

 

 

 

 

Continuar...
 
Paróquia de São Miguel de Cuamba-Niassa: Movimento de Maria Consolata
Escrito por IMC Moçambique   
Segunda, 07 Agosto 2017 21:29

CuambaLeigos das paróquias da Consolata em Moçambique constituem movimentos de espiiritualidade.

O crescente desejo de participar num movimento no qual conheçam e vivam o carisma e a espiritualidade dos Missionários da Consolata tem levado à constituição destes grupos
É o caso da paróquia de São Miguel de Cuamba. Na comunidade cristã do Beato José Allamano no bairro de Maganga, na periferia de Cuamba, nasceu o Movimento de Maria Consolata (MMC). O grupo, constiuido por 40 membros, tem como objectivo anunciar o Evangelho àqueles que não o conhecem, tendo em conta o ideal do Fundador dos Missionários da Consolata.

Um grupo de cristãos e cristãs que se colocam ao serviço da missão da Igreja, especialmente através da evangelização, da cura pastoral dos mais afastados e dos doentes.

Trata-se sobretudo de levar a consolação de Maria à pessoas que encontram no dia a dia.

Continuar...
 
Festa da Consolata na Paróquia de Funda, em Angola
Escrito por IMC Moçambique   
Terça, 27 Junho 2017 20:47
missa da padroeira 3

Paróquia Nossa Senhora Consolata em Funda, na Diocese de Caxito, em Angola, celebra pela primeira vez a Festa da Padroeira

As preparações para a Festa duraram todo o mês de junho. Os três Missionários da Consolata, Pe. Sylvester, Pe. Heradius e Pe. Luiz Antonio visitaram as 20 Comunidades da Paróquia com o objetivo de reunir-se com os catequistas e leigos e melhor conhecer as suas dificuldades e perspectivas para o futuro. procissao
A grande Festa ocorreu no dia 25 de junho, quando todas as Comunidades se reuniram na Comunidade Nossa Senhora das Dores e seguiram em procissão carregando a imagem de Nossa Senhora Consolata até a Sede Paroquial. Enquanto caminhavam rezava-se o Rosário e entoavam-se cânticos marianos.
O ponto alto da Festa foi a Celebração da Santa Missa presidida pelo nosso pároco Pe. Sylvester Ogutu e animada pelo Coro Paroquial, que encheu o ambiente com cânticos aumentando nos fiéis a alegria e o entusiasmo de viver tal momento.
Após a Missa, muitos fiéis, em família, partilharam seu almoço,  bem como sacerdotes, religiosas e coordenadores das Comunidades da Paróquia.
Actualizado em Terça, 27 Junho 2017 21:09
Continuar...
 
Ensino primário moçambicano será ministrado nas 16 línguas nativas a partir de 2017
Escrito por IMC Moçambique   
Sexta, 20 Março 2015 08:29

guiua10-10 073 resize

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique anunciou há dois dias que o ensino primário vai usar as 16 línguas nacionais a partir de 2017, ao lado do português, para facilitar o ensino às crianças moçambicanas.

A decisão de introduzir o ensino bilingue nas escolas primárias moçambicanas foi divulgada pela diretora nacional do Ensino Primário, Antuía Soverano, durante o Seminário de Revisão Linguística dos Planos Analíticos do Ensino Bilingue, que está a decorrer na capital moçambicana.
"O ensino primário pode ser lecionado monolingue e também na modalidade bilingue, onde as crianças começam o processo de socialização e aprendizagem na sua língua materna e depois têm a transição para a língua de instrução após consolidarem os conhecimentos e capacidades na sua própria língua", afirmou Soverano, explicando as vantagens da introdução do sistema bilingue.
 

Com a inovação, assinalou a fonte, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, pretende melhorar os resultados no ensino primário, promover a interação na escola e agilizar o processo de socialização dos alunos.

Actualizado em Sexta, 20 Março 2015 11:14
Continuar...
 
Missão de Massangulo Assinala 50 Anos da morte do Padre Pedro Calandri
Escrito por IMC Moçambique   
Quarta, 16 Agosto 2017 09:16

MassanguloPadre Pedro Calandri, Missionário da Consolata fundador da missão de Massangulo evocado por Católicos e Muçulmanos.

No fim de semana de 12-13 de Agosto foram muitos os que prestaram homenagem ao padre Calandri, pioneiro da evangelização católica do Niassa.

No sábado à noite, houve no santuário de Massangulo uma vigília em sua memória. Além da oração, houve testemunhos daqueles que o conheceram e uma projecção de fotos históricas sobre o inicio a missão de Massangulo e sobre a vida do padre Pedro Calandri.

O superior regional dos Missionários da Consolata, Padre Diamantino Antunes apresentou a biografia do missionáriom, seguindo-se os testemunhos de alguns antigos alunos da missão que foram educados e ajudados pelo padre Calandri e que evidenciaram as suas qualidades de pai e educador, capaz de integrar a todos nos trabalhos, formando-os para que pudessem ser autónomos e ousassem sonhar uma vida diferente. Todos unânimes afirmaramo: "somos o que somos hoje, graças ao amor com que o padre Calandri nos educou e formou".
No Domingo, com a igreja-santuário cheia, celebrou-se a Missa solene em memória do Padre Calandri, celebrada por D. Atanásio Canira, Bispo de Lichinga. Na homília, o bispo recordou a vida e missão do padre Calandri e relevou a importância do santuário diocesano de Massangulo como coração espiritual da diocese de Lichinga. No final da Eucaristia, o administrador do distrito de Ngaúma-Massangulo, o sr. Augusto Bonomar Assique, em nome do Governo e em seu nome pessoal, pois também foi aluno da missão de Massangulo, agradeceu a acção e obra do padre da Calandri e da Igreja Católica em Massangulo.

Actualizado em Sexta, 18 Agosto 2017 10:46
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL