Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Missionários da Consolata
Missão de Liqueleva dinamiza Actividades na Escolinha
Escrito por IMC Moçambique   
Sábado, 29 Abril 2017 22:37

IMG 2416Na escolinha de Liqueleva as crianças apoiam os mais velhos.

Os mais pequenos, acompanhados das suas monitoras e do missionário da Consolata P. Toussaint visitaram uma idosa necessitada a quem deram alguns produtos alimentícios.

 

 

 

 

Continuar...
 
Missionários abrem nova Missão em Angola
Escrito por IMC Moçambique   
Terça, 06 Novembro 2018 05:55

Posse Padre Luís AntónioMissionários da Consolata, dão  passo histórico na presença em Angola com a abertura da terceira comunidade-missão em Luacano, diocese de Luena, no noroeste de Angola.

O passo é grande e histórico. Uma abertura verdadeiramente “ad gentes”, num contexto totalmente novo, naquela que é uma das regiões mais periféricas e esquecidas, também do ponto vista eclesial, de Angola.
Foi no centro de Angola que sentimos o dever missionário de dirigir-nos para a periferia. Da planície para o planalto. Das zonas bem evangelizadas, com uma elevada percentagem de católicos (40% da população) para o leste do país, onde os católicos são uma minoria (8% da população). Uma zona assediada pelas seitas e pelas Igrejas Independentes Africanas. Chegou a hora do planalto do Moxico, onde se situa a Igreja local de Luena, da qual faz parte o pequeno resto de Luacano.

A nova abertura surge de um convite do bispo de Luena que tudo fez para ter a presença dos Missionários da Consolata na sua diocese.e assim dar um impulso missionário que responda aos grandes desafios que vive esta Igreja local: grande extensão territorial, fraca evangelização, escassez de clero e baixo desenvolvimento humano da população.

A entrada dos Missionários da Consolata em Luacano foi preparada nestes 2 últimos anos através de contactos e visitas realizadas localmente pelos missionários, acompanhados pelo bispo. Na preparação foram envolvidas as duas comunidades e paróquias IMC de Angola: Kapalanga e Funda. Houve sensibilização dos cristãos, para esta abertura missionária, que foram convidados a sentir-se responsáveis com os missionários neste projeto através da oração e do apoio económico.Padre Luís António2

Tomada de posse do Padre Luíz António

No passado Domingo, dia 28 de Outubro, o Padre Luiz António de Brito, na presença do bispo de Luena, D. Tirso Blanco, tomou posse como pároco de Santa Maria de Luacano. Uma missão que só existe no papel e que é necessário construir com persistencia, espírito de sacrifício e com a ajuda de todos.
Da comunidade de Luacano fará parte também o recém-ordenado Padre John Kyara.
Acompanharam o Padre Luíz António até Luacano os Padres Fredy Gomez e Mark Sembeye, da comunidade de Kapalanga, e o Padre Sylvester Ogutu, da comunidade de Funda, juntamente com uma delegação da paróquia de Funda percorreram os mais de 1500 km de Luanda até Luacano de carro.
No Domingo, dia 28 de Outubro, perante a comunidade cristã de Luacano e delegações das comunidades cristãs mais próximas, o Padre Luíz António emitiu a Profissão de Fé e o bispo D. Tirso presidiu à tomada de posse do novo pároco. 

Actualizado em Terça, 06 Novembro 2018 06:44
Continuar...
 
Salina dos Missionários da Consolata recebe prémio de Agro negócio
Escrito por IMC Moçambique   
Segunda, 05 Novembro 2018 16:26

Prémio salina Agro NegócioA Salina de Batanhe, dos missionários da Consolata e detentora das marcas Sal do Indico e Flor do Indico - flor de sal -  destacou-se entre 150 candidaturas de empreendedores com iniciativas de agro-negócios, à escala nacional, promovida pela empresa Moz Innovation. 

Do total dos projectos concorrentes, foram seleccionados 16 empreendedores nas categorias Agro-Empreendedor do Ano e Agro-Empreendedor Jovem do Ano, dos quais foram apurados os dois vencedores  que vão representar o país na fase sub-sequente.

As empresas Salina de Batanhe e Danilo & Diogo Agronegócio vão representar o País, no evento mundial  denominado Global Agripreneurs Summit, a ter lugar em Maio de 2019, na Grécia, após terem vencido a 3ª edição nacional da iniciativa Future Agro Challenge (FAC2018), realizada, entre os dias 23 a 25 de Outubro, na cidade de Maputo, com o apoio da Gapi, no âmbito do seu programa de promoção da capacidade inovadora e empreendedora de jovens.

Para Carlos José Osório Marulanda, representante da empresa Salina de Batanhe, que venceu na categoria de Agro-empreendedor do ano, a escolha do processamento do sal com iodo, deriva da grande procura que este produto tem, daí que “procuramos aumentar o volume de negócios para gerar mais empregos e evitar a migração da população jovem que procura empregos noutros pontos do país”.

Continuar...
 
Ensino primário moçambicano será ministrado nas 16 línguas nativas a partir de 2017
Escrito por IMC Moçambique   
Sexta, 20 Março 2015 08:29

guiua10-10 073 resize

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique anunciou há dois dias que o ensino primário vai usar as 16 línguas nacionais a partir de 2017, ao lado do português, para facilitar o ensino às crianças moçambicanas.

A decisão de introduzir o ensino bilingue nas escolas primárias moçambicanas foi divulgada pela diretora nacional do Ensino Primário, Antuía Soverano, durante o Seminário de Revisão Linguística dos Planos Analíticos do Ensino Bilingue, que está a decorrer na capital moçambicana.
"O ensino primário pode ser lecionado monolingue e também na modalidade bilingue, onde as crianças começam o processo de socialização e aprendizagem na sua língua materna e depois têm a transição para a língua de instrução após consolidarem os conhecimentos e capacidades na sua própria língua", afirmou Soverano, explicando as vantagens da introdução do sistema bilingue.
 

Com a inovação, assinalou a fonte, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, pretende melhorar os resultados no ensino primário, promover a interação na escola e agilizar o processo de socialização dos alunos.

Actualizado em Sexta, 20 Março 2015 11:14
Continuar...
 
Laulane Acolhe Simpósio Missionário da Família Consolata em Moçambique
Escrito por IMC Moçambique   
Terça, 06 Novembro 2018 09:41

LaulaneRealizou-se no Centro de Espiritualidade e Missão de São Paulo, em Laulane-Maputo um Simpósio Missionário sobre o tema: Muranga’a II: a metodologia da missão hoje.

O encontro teve como objectivo visualizar novas linhas da metodologia para a missão hoje, à luz das orientações metodológicas da Conferência Missionária de Muranga’a: Conhecer as orientações, identificar as convergências, as divergências e reflectir, à luz do carisma missionário consolatino.
No Simpósio participaram representantes da família Consolata em Moçambique: Missionários e Missionárias e leigos da Consolata e representantes das duas congregações religiosas moçambicanas que foram fundadas pelos/as missionários/as da Consolata em Moçambique: As Irmãs da Imaculada Conceição (Diocesanas de Lichinga) e as Filhas do Coração Imaculado de Maria (Diocesanas de Pemba). No último dia participou também um grupo de seminaristas da Consolata do seminário da Matola e jovens aspirantes das Missionárias da Consolata. Representando a Direcção Geral das Missionárias da Consolata, participou a Irmã Generosa, Conselheira Geral.
A aproximação à metodologia missionária e a mensagem dos nossos missionários e missionárias em África, de modo particular as beatas Irene Stefani e Leonella Sgorbatti, para o futuro da missão com a leitura dos eventos/acontecimentos de hoje em Moçambique, foram os aspetos focalizados e aprofundados com paixão missionária, entusiasmo e espírito de família.
Actualizado em Terça, 06 Novembro 2018 09:49
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL