Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Superiores dos Missionários da Consolata de África reunidos na Etiópia

IMG 20180914 WA0000Reunião do Conselho Continental de África

Este órgão de comunhão e partilha dos Missionários da Consolata em África  é formado pelos superiores de cada país.

Reúne-se duas vezes por ano para promover um caminho comum de reflexão, pesquisa e discernimento. O Conselho esteve reunido na Etiópia de 10 a 18 de Setembro. Estiveram presentes os superiores da Consolata de África: Quénia, Tanzânia, Moçambique, África do Sul, Congo, Costa do Marfim e Etiópia. Representou Moçambique e Angola o Superior Regional dos Missionários da Consolata, Padre Diamantino Guapo Antunes.

Os primeiros dias foram dedicados à visita à Missão e ao Hospital dos Missionários da Consolata em Gambo e os restantes a encontros de avaliação e programação em Addis Abbeba, capital da Etiópia.

Uma programação pastoral conjunta a nível continental
Ppartilharam-se as principais iniciativas e actividades programadas para o sexénio 2018-2023. Em seguida, trabalharam na programação continental a nível das 5 comissões continentais existentes: Formação de base (seminários), Formação Permanente (missionários), Missão Ad Gentes (evangelização), Animação Missionária e Promoção Vocacional e Economia.
Perspectivou-se também a  nova abertura continental em Madagáscar, na diocese de Ambanja, situada no norte da ilha, onde chegará o primeiro grupo de Missionários em Janeiro de 2019. . Com uma superfície de 34.083 km2, a nova  diocese é povoada por uma população de 1.471.000 habitantes, dos quais 142.112 são católicos (10% da população).

 

Continuar...
 
Famílias de Catequistas

IMG 20180905 WA0005 Família de Voluntários da Consolata faz Experiência de Missão.

 Durante o mês de Agosto um casal e os seus quatro filhos rumaram desde Portugal até à missão do Guiúa, em Moçambique, para um mês de  

 trabalho. Foram 30 dias  de trabalho e partilha com a população e a equipa missionária.

 Agora esta famílía de voluntários da Consolata, já destá de regresso a casa, ao trabalho e à escola e é de lá que nos enviam o seu temunho que pode ler já aqui ao lado,

 

 

 

 

 
Machava- Maputo: Ordenação Sacerdotal de Célio João Fumo

ordenação4Missionário da Consolata ordenado este domingo na Paróquia da Machava, em Maputo

A Paróquia da Sagrada Família da Machava, Arquidiocese de Maputo,  celebrou  este domingo, 2 de Setembro a ordenação sacerdotal do diácono Célio João Fumo, missionário da Consolata.Foi um acontecimento religioso e festivo que mobilizou as comunidades cristãs da Paróquia de Machava, que muito colaborou na organização e dinamização da liturgia e do acolhimento. O P. Andrew Kasumba, em colaboração com o Missionários da Consolata do Maputo, os seminaristas da Consolata do Seminário da Matola e as Missionárias da Consolata contribuiram para que tudo estivesse em ordem e decorresse da melhor maneira, associando-se ao pároco da Machava e seus colaboradores

A celebração eucarística da ordenação sacerdotal decorreu ao ar livre, no átrio da igreja da Machava. Uma imensa multidão de fiéis provindos das 9 comunidades da paróquia encheu o recinto circunstante à igreja. Foi uma celebração vibrante, bem participada e animada com cânticos e danças litúrgicas. 
O diácono Célio entrou na Ordem dos Presbíteros pela imposição das mãos e pela oração do Arcebispo do Maputo, Dom Francisco Chimoio, que presidiu à celebração eucarística. Concelebraram um bom grupo de missionários da Consolata do Maputo e alguns sacerdotes diocesanos. Estava presente também o Padre Osório Citóra, missionário da Consolata que trabalha em Roma (Itália).

Continuar...
 
Missão de Mambone leva Sal dos Missionários a Feira Internacional

FACIM2A Salina de Batanhe volta a marcar presença na FACIM, Feira Internacional de Maputo

Pelo 5º Ano  consecutivo os missionários da Consolata apresentam-se na 54ª Edição do maior certame Moçambicano, que reune todos os sectores económicos à escala nacional
Integrados na comitiva das actividades económicas da Província de Inhambane, a Salina de Batanhe divulga o Sal do Índico e a Flor do Índico que se vêm afirmando cada vez mais no mercado moçambicano.Flor de sal

Os produtos da salina encontram neste evento a oportunidade para apresentarem novas formas de apresentação do seu produto, que se adapta cada vez mais às exigências  e às tendências do mercado.
A FACIM constitui um lugar privilegiado de encontros para o empresariado nacional e estrangeiro, permitindo que se estabeleçam contactos de negócio e que se divugue o sal dos missionários da consolata e as suas actividades em favor do desenvolvimento.

Continuar...
 
Massangulo: Peregrinação Anual ao Santuário Nossa Senhora da Consolata

Massangulo2De 25 a 26 de Agosto de 2018, peregrinos vindos de quase todas as paróquias da vasta Diocese de Lichinga acorreram à peregrinação anual da diocese.

No Sábado à tarde do dia 25 os peregrinos acompanharam em procissão a imagem de Nossa Senhora da Consolata. Em duas longas e bem organizadas filas, seguindo o percurso habitual, cantaram e rezaram o terço, orientado pelo grupo de Legião de Maria. Às 18:30h teve início a celebração Eucarística presidida pelo Bispo de Lichinga, Dom Atanásio Amisse Canira, concelebrada pelos sacerdotes que presentes, e animada pelas Paróquias de Mitande e Mandimba.

Durante a sua homilia, o Bispo lembrou aos peregrinos a importância da peregrinação ao Santuário Mariano da diocese, como momento para renovar a vida espiritual e receber graças da Mãe Consolata. Após a celebração da Eucaristia, seguiu-se o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento que foi feita por grupos divididos em Paróquias até as 6:00h da manhã do Domingo dia 26 de Agosto.
A celebração Eucarística de Acção de Graças conclusiva da peregrinação teve início às 9:00h da manhã a qual foi novamente presidida pelo Bispo Dom Atanásio Amisse Canira. O coro de Santa Cecília da Sé Catedral de Lichinga foi responsável pela animação da liturgia.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>