Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Missão de Massangulo Assinala 50 Anos da morte do Padre Pedro Calandri

MassanguloPadre Pedro Calandri, Missionário da Consolata fundador da missão de Massangulo evocado por Católicos e Muçulmanos.

No fim de semana de 12-13 de Agosto foram muitos os que prestaram homenagem ao padre Calandri, pioneiro da evangelização católica do Niassa.

No sábado à noite, houve no santuário de Massangulo uma vigília em sua memória. Além da oração, houve testemunhos daqueles que o conheceram e uma projecção de fotos históricas sobre o inicio a missão de Massangulo e sobre a vida do padre Pedro Calandri.

O superior regional dos Missionários da Consolata, Padre Diamantino Antunes apresentou a biografia do missionáriom, seguindo-se os testemunhos de alguns antigos alunos da missão que foram educados e ajudados pelo padre Calandri e que evidenciaram as suas qualidades de pai e educador, capaz de integrar a todos nos trabalhos, formando-os para que pudessem ser autónomos e ousassem sonhar uma vida diferente. Todos unânimes afirmaramo: "somos o que somos hoje, graças ao amor com que o padre Calandri nos educou e formou".
No Domingo, com a igreja-santuário cheia, celebrou-se a Missa solene em memória do Padre Calandri, celebrada por D. Atanásio Canira, Bispo de Lichinga. Na homília, o bispo recordou a vida e missão do padre Calandri e relevou a importância do santuário diocesano de Massangulo como coração espiritual da diocese de Lichinga. No final da Eucaristia, o administrador do distrito de Ngaúma-Massangulo, o sr. Augusto Bonomar Assique, em nome do Governo e em seu nome pessoal, pois também foi aluno da missão de Massangulo, agradeceu a acção e obra do padre da Calandri e da Igreja Católica em Massangulo.

Continuar...
 
Paróquia de São Miguel de Cuamba-Niassa: Movimento de Maria Consolata

CuambaLeigos das paróquias da Consolata em Moçambique constituem movimentos de espiiritualidade.

O crescente desejo de participar num movimento no qual conheçam e vivam o carisma e a espiritualidade dos Missionários da Consolata tem levado à constituição destes grupos
É o caso da paróquia de São Miguel de Cuamba. Na comunidade cristã do Beato José Allamano no bairro de Maganga, na periferia de Cuamba, nasceu o Movimento de Maria Consolata (MMC). O grupo, constiuido por 40 membros, tem como objectivo anunciar o Evangelho àqueles que não o conhecem, tendo em conta o ideal do Fundador dos Missionários da Consolata.

Um grupo de cristãos e cristãs que se colocam ao serviço da missão da Igreja, especialmente através da evangelização, da cura pastoral dos mais afastados e dos doentes.

Trata-se sobretudo de levar a consolação de Maria à pessoas que encontram no dia a dia.

Continuar...
 
Encerramento do Ano Jubilar da Paróquia de Vilankulos

IMG 20170723 WA0011A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Vilankulos celebrou hoje encerramento do Jubileu da Fundação da Paróquia.

A msisa foi presidida pelo pároco P. Bruno Bapabonza e co-celebrada pelos padres Faustin Kalolo, superior da Missão de Vilankulos;  P. Andrew Kasumba, conselheiro regional e pelo.P. Michel Makayi, vigário em Liqueleva.

Em ambiente de alegria e fé a comunidade participou na eucaristia que ontou ainda com a celebração de 4 casamentos, renovação de compromissos matrimoniais dos casais da paróquia e do regresso à comunhão de 4 paroquianos.

Depois da celebração eucarística houve almoço partilhado e recreação.

Continuar...
 
Missão de Massangulo acolhe o Novo Pároco
João Nasc5Padre João Nascimento toma posse como superior e reitor da missão-santuário de Massangulo 

Depois de alguns meses de espera, a comunidade cristã da Missão-Santuário de Nossa Senhora da Consolata de Massangulo, na Diocese de Lichinga-Niassa, recebeu com enorme alegria o Padre João Nascimento, missionário da Consolata português, seu novo pastor.
Já na véspera, aquando da sua chegada a Massangulo, o Padre João foi recebido com alegria por um grupo de cristãos que estavam à sua espera na entrada do santuário de Massangulo.
 Na Missa Dominical, em nome do Bispo diocesano, o Superior Provincial dos Missionários da Consolata em Moçambique, Padre Diamantino Antunes, deu posse ao novo pároco, lendo a provisão do Bispo Dom Atanásio Canira que nomeia o Padre João superior da Missão e reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Consolata de Massangulo.João Nasc2
 A celebração foi uma ocasião para dar as boas vindas ao novo missionário e para a agradecer o trabalho realizado pelos missionários da Consolata nestes quase 90 anos de presença e acção em Massangulo. Criada a 20 de Maio de 1928, a Missão de Nossa Senhora da Consolata é a primeira Missão Católica do Niassa. 
Continuar...
 
Missão de Santa isabel do Guiúa Acolhe Acção de Capacitação de Educadoras de Infância

Formação MMissionários da Consolata do Centro de Promoção Humana de Guiúa, acolheram a sessão de capacitação entre os dias 17 a 20 de Julho.

Completa-se assim o projeto de “Capacitação de monitoras de centros que atendem crianças em idade pré-escolar na Província de Inhambane” que decorre na sequência das acções de formação que tiveram início em 2013 e que abrangeram as monitoras das ecolinhas da província de inhambane, num total de cerca de 100 formadoras capacitadas.

Este ano  o projecto foi desenvolvido por profissionais-voluntários chilenos da Fundação Misión Solidaria África, em parceria com a Congregação das Irmãs do Apostolado Católico – Palotinas e contou com o apoio logistico da Missão de Santa Isabel do Guiúa.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>